quarta-feira, 5 de junho de 2013

Shopping Leblon leva exposição sobre o Santo Sudário ao Jardim Botânico

Mostra internacional faz parte do calendário oficial da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude

No dia 9 de julho, às 19h, o Shopping Leblon vai inaugurar, no Galpão das Artes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário”. A mostra reunirá cerca de 60 peças que contam a trajetória do ‘Homem do Sudário’ e os mistérios sobre o tecido de linho que os cristãos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após a sua morte.

A mostra, que terá visitação gratuita, fará parte do calendário oficial da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude. Com curadoria do Padre Alexandre Paciolli, estudioso do Sudário, a exposição será exibida em espaço de 220m², e dividida em cinco fases. Entre os itens expostos, estarão o fac-símile do Sudário produzido em Turim, a reconstituição artística em bronze do Homem do Sudário, réplicas dos pregos, flagelos, coroa de espinhos, tumba e moedas colocadas sobre os olhos do ‘Homem do Sudário’, estudos sobre imagens florais presentes no tecido, além do fascinante holograma em 3D, em tamanho natural, da imagem impressa na peça que envolveu Jesus Cristo, produzido pelo cientista holandês Petrus Soons com feixes de raio laser. A exposição contará, também, com ilustrações, painéis, vídeos e infográficos que explicam, de forma dinâmica, o que diversos estudos realizados em inúmeras disciplinas - como arqueologia, palinologia, hematologia, medicina forense, microbiologia, história, semiótica, entre outros - descobriram sobre o tema.

“É uma honra para o Shopping Leblon trazer esta exposição para a zona sul da cidade, no período em que o Rio sediará a Jornada Mundial da Juventude e receberá, pela primeira vez, o Papa Francisco. Independente de crença e fé, a exposição tem grande importância por seu caráter cultural, histórico e científico”, afirma Priscilla Leão, gerente de marketing do Shopping Leblon, que espera receber um público de 40 mil pessoas durante toda a mostra. A exposição ficará aberta à visitação até 28 de julho, de terça a domingo, das 09h às 19h.


Exposição “Quem é o Homem do Sudário”
Data: 9 a 28 de julho de 2013
Horário: Terça a domingo, das 09h às 19h
Local: Galpão das Artes - Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Informações: site da exposição a ser criado

Entrada Gratuita

TEXTO: Divulgação