sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Maria de Lourdes Tempesta Paleari entra na vida eterna

Na quarta-feira, dia 2 de janeiro, às 12h15, na Paróquia de Santa Rita, no Largo de Santa Rita, no Centro, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Missa de Sétimo Dia de sua irmã, Maria de Lourdes Tempesta Paleari, que faleceu na noite do dia 26 de dezembro. A Arquidiocese do Rio convida os fiéis a se unirem em oração e a participar da celebração.

Nascida na cidade de São José do Rio Pardo (SP), ela tinha 84 anos, residia no bairro do Ipiranga, em São Paulo, era casada com José Paleari, de 90 anos, e aposentada como bancária. Maria de Lourdes estava internada no Hospital Monte Magno, em São Paulo (SP), e morreu em consequência de uma parada cardíaca, depois de isquemia do tronco cerebral e quatro dias de coma.
O nome Orani foi uma criação de Maria de Lourdes. “Como filha mais velha de oito irmãos, foi ela quem começou a dar sugestões para os nomes dos mais novos que nasciam, entre os quais eu. Na época, ela estava lendo o romance, ‘O Guarani’, de José de Alencar, e tinha uma grande admiração por um tio chamado Orlando. Da junção dos dois nomes fez o nome Orani”, contou o arcebispo do Rio.
Em entrevista ao jornal “Testemunho de Fé”, em junho de 2011, por ocasião do aniversário natalício do arcebispo do Rio, ela disse: “Meu pai gostava de colocar nome de santo na família. Eu não queria pôr nome de João, mas ele nasceu na véspera do Dia de São João Batista. Eu queria pôr um nome diferente, e falei para o meu pai registrá-lo com o nome Orani. Até escrevi com uma letra bem grande em um papel de embrulhar pão para levar para o cartório. Só depois de muito tempo que eu fui saber que meu pai tinha posto Orani João”.
Maria de Lourdes foi a quinta irmã de Dom Orani a voltar ao Pai.
Andréia Gripp