segunda-feira, 4 de junho de 2012

Escolas e universidades católicas se mobilizam para apoiar a Jornada


Oração, divulgação, volunta­riado e hospedagem. Instituições de ensino ligadas à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) têm aderido de múltiplas maneiras às ações de apoio à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio-2013), que acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro.
No último dia 18, a comuni­dade escolar da Zona Sul do Rio de Janeiro esteve reunida no Co­légio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana, para realizar a primeira vigília dos colégios em prol da JMJ Rio2013.
O encontro contou com a presença do presidente da Anec, padre José Marinoni, que veio do Mato Grosso do Sul especialmente para estreitar relações com o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e para prestigiar a primeira vigília das instituições católicas de ensino.
O momento de oração foi presidido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e vice­-presidente do COL, Dom Paulo Cezar Costa, que salientou a im­portância dessa parceria entre a Anec e os organizadores locais da JMJ Rio2013.
Padre Leandro Lenin, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, também participou da vigília no Colégio Sagrado Co­ração. Ele falou sobre a Jornada em si, reforçando que a ajuda dos educadores e dos estudantes será muito bem-vinda. Na avaliação do sacerdote, aquela reunião de oração “foi um momento de bastante unidade”. E completou: “Creio que eles ficaram entusias­mados para o próximo encontro”. Em junho, a vigília da Anec nos colégios ficará a cargo das ins­tituições de ensino da Tijuca, e será realizada no Colégio Santos Anjos.

APOIO DIVERSIFICADO
Além das vigílias mensais, sempre de 18h às 21h30, a Anec tem promovido diversas outras atividades junto a escolas e universidades católicas. Segundo o coordenador da Anec no Rio de Janeiro, Tarcísio Basílio, existe um plano para se criar um jornal produzido por alunos das escolas cariocas, especialmente destinado a cobrir as atividades em prep a raç ão ao f ut u ro encontro da juventude com o Papa. “Queremos que os alunos assumam essa parceria”, disse.
O coordenador da Anec no Rio de Janeiro disse também que, em setembro, haverá uma grande maratona na orla carioca para escolas de todo o estado, mas que também estará aberta à participação geral: “O plano é dar espaço para o esporte, na parte da manhã, desde o Leblon até o Aterro do Flamengo. Haverá, inclusive, um trajeto mais curto destinado à terceira idade. Na parte da tarde, uma bandeira gigante vai tomar as areias de Copacabana e todos serão chamados a tocar, com suas próprias mãos, a Jornada Mundial da Juventude.”
Para maio de 2013 está pre­vista uma grande peregrinação da comunidade escolar do Estado do Rio para o Santuário de Nossa Senhora da Penha, na capital. “A vigília pela JMJ de maio de 2013 acontecerá no Colégio Nossa Senhora da Penha. A ideia é fa­zer uma grande romaria com as escolas católicas do estado inteiro até lá”, ressaltou.
O COL da JMJ Rio2013 vê com bons olhos o apoio recebido das instituições de ensino. “Nos colégios, atingimos o principal público do evento, que é a juven­tude. Com todas essas ações po­deremos, quem sabe, conseguir mais braços para trabalhar pela Jornada, mas também espera­mos contribuir com a formação espiritual desses jovens”, afirmou padre Leandro.



FERNANDA LIMA

FOTO: DIVULGAÇÃO