segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cristo Redentor poderá ficar aberto 24h nos dias da JMJ Rio2013



O principal cartão-postal da cidade se prepara para o aumento do fluxo de visitas durante julho de 2013, quando o Rio de Janeiro sediará o maior evento mundial dedicado à juventude. Em reu­nião, no dia 2 de junho, com a mi­nistra do meio ambiente, Izabella Teixeira, o reitor do Santuário do Cristo Redentor e também diretor de logística do Comitê Organiza­dor Local (COL) da JMJ Rio2013, padre Omar Raposo, conversou sobre a possibilidade de extensão do horário de funcionamento do Corcovado.
Localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, esse ponto turístico tem uma administração compartilhada. O local onde fica a estátua, o Santuário Arquidio­cesano do Cristo Redentor do Corcovado, é administrado pela Arquidiocese do Rio, enquanto todo o acesso é de responsabili­dade do Parque.
Segundo padre Omar, a su­gestão de ampliar o horário de visita foi bem aceita, mas ainda há questões de ordem ambiental e logística para serem analisadas. “A ministra sinalizou positivamente. Não sabemos se conseguiremos deixar o Cristo aberto 24 horas, mas a intenção é estender o máximo possível”, disse. Ele acrescentou que a ex­pectativa é de ter essa definição nos próximos meses

VISITA DO PAPA
Ainda de acordo com o padre Omar, outra questão que vem sendo pensada é a recepção ao Papa. “Se Bento XVI for mesmo ao Cristo Redentor, isso exigirá uma logística toda especial. O fluxo turístico terá que ser temporariamente interrompido e a entrada só vai ser permitida à sua comitiva, aos jornalistas e a alguns convidados”, explicou.
O atendimento ao grande público também compõe uma das preocupações do Santuário, e, por isso, estão em curso diálo­gos com o Ministério do Turismo. “Conversei com o ministro Gas­tão Vieira, que deve enviar um assessor ao COL nesta semana”, relatou padre Omar. O sacerdote explicou que existe um esforço conjunto para “aumentar a exce­lência no acolhimento ao turista”.

ACESSIBILIDADE
Chegar aos pés da estátua que é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno já não é uma tarefa física. Até a inau­guração, em 2003, de elevadores e escadas rolantes, as pessoas tinham que subir 220 degraus até o patamar em que o Cristo foi construído. Atualmente, o sistema mecanizado tem torna­do mais fácil o deslocamento do público, sobretudo daqueles com alguma dificuldade motora.
Com as reformas no monu­mento, foram implantados três elevadores onde cabem 13 pes­soas cada um. Estrategicamente posicionados, eles ficam acessí­veis tanto aos visitantes que vão de carro quanto aos que usam o serviço do trem do Corcovado. Conforme os patrocinadores do projeto de renovação (http:// www.corcovado.org.br), o tempo de subida e a capacidade desses equipamentos foram planejados para que a espera máxima não ultrapasse seis minutos, mesmo em dias de maior movimento.
Depois de passarem pelos ele­vadores, os visitantes continuam seu caminho rumo ao Cristo pelas escadas rolantes, construídas com alumínio antiderrapante e planejadas para ter resistência a intempéries. São duas escadas para subir e duas para descer. O Santuário conta, ainda, com cadeiras de roda que podem ser usadas por idosos ou pessoas com limitações de locomoção.

ATIVIDADES RELIGIOSAS NO CORCOVADO
Além de ser um lu­gar turístico, o Santuá­rio do Cristo Redentor também é conheci­do por ser um es­paço onde se reali­zam atividades re­ligiosas, tais como orações do terço, missas, batismos e até casamentos. Para a semana da Jornada Mundial da Juventude, o reitor do Santu­ário planeja uma programação voltada para os peregrinos. “Estamos pensando em aumentar a quantidade de missas e dar espaço para bênçãos em todas as línguas, talvez de hora em hora”, comentou padre Omar.
As conversas do COL com o ministro do Turismo e a ministra do Meio Ambiente aconteceram no último dia 2 de junho, durante a apresentação de uma campa­nha incentivando a sustentabi­lidade no turismo. Tendo como palco o Cristo Redentor e, como horizonte, a Semana Mundial do Meio Ambiente e a Rio+20, o governo lançou o Passaporte Verde, um manual com dicas para os turistas adotarem hábitos de consumo saudáveis e susten­táveis em suas viagens.

FERNANDA LIMA
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA