segunda-feira, 5 de março de 2012

Rio celebra 447 anos com bençãos



Para celebrar os 447 anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, presidiu uma missa na manhã do dia 1º de março, no Santuário do Cristo Redentor. A celebração que foi transmitida pela Redevida e WebTV Redentor, foi concelebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e pelos bispos auxiliares e sacerdotes presentes.
O cardeal, que visitou a cidade em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, abençoou o Rio no final da celebração eucarística. "Estou muito feliz de estar aqui, aos pés do monumento do Cristo Redentor, onde bate o coração desta grande e maravilhosa cidade. Desejo que a JMJ produza abençoados frutos para todos", afirmou.
O reitor do santuário, padre Omar Raposo, destacou que a visita do cardeal Rylko ao monumento no dia do aniversário do Rio é um marco para a cidade. "Celebrar essa missa no santuário, nesse dia maravilhoso, é motivo de grande alegria, porque o Cristo de braços abertos acolherá, em 2013, jovens do mundo inteiro na JMJ", ressaltou o sacerdote.
Para o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório, todos os cariocas devem comemorar a data festiva com uma atitude de carinho para com o Rio. "A comemoração também é individual. Cada carioca, ao seu jeito, pode comemorar. E o que pedimos é que cada comemoração seja um ato de carinho para o Rio, que cada pessoa possa olhar com mais atenção para a cidade e lembrar que ela é maravilhosa sim, mas depende de cada um de nós nos pequenos gestos do dia a dia, como não jogar papel na rua, não avançar o sinal etc.", afirmou o secretário, que também participou da missa no santuário.
No Largo da Carioca, as comemorações também começaram pela manhã, com apresentações musicais e artísticas. No final da tarde, Dom Orani abençoou a cidade com a imagem peregrina do padroeiro. O arcebispo foi homenageado com o título de "O mais carioca do Rio" e ganhou uma faixa
e um troféu da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e de diversas autoridades.
"Esse título é dado às pessoas que amam o Rio e que trabalham pela cidade. Dom Orani merece essa homenagem pelo trabalho extraordinário que vem fazendo, pelo seu carisma e carinho com as pessoas. É uma justa homenagem ao nosso pastor", afirmou o presidente da Sarca, Roberto Cury, que promoveu o evento.
À noite, após a apresentação da Orquestra Bianchini e da bênção da cidade, foi cortado e servido o bolo de 44 metros e 70 centímetros, confeitado com imagens que buscaram contar a história da cidade, fundada em 1565.
Este ano, antecipando as comemorações do aniversário da cidade, a atriz Fernanda Montenegro foi homenageada com o título "A mais carioca do Rio", durante uma celebração no Santuário do Cristo Redentor, na manhã do dia 29 de fevereiro.

CLÁUDIA BRITO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA