quinta-feira, 1 de março de 2012

Cursos da Cáritas em 2012

A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro divulgou, neste mês, a programação com os cursos que serão oferecidos no ano de 2012. Todos eles terão início no mês de março.
O curso de Lideranças Comunitárias para a formação de agentes voluntários cuidadores de idosos será realizado em quatro locais, sempre de 14h às 16h: na sede da Catedral de São Sebastião, no Centro; no Vicariato Jacarepaguá; no Vicariato Leopoldina e no Vicariato Oeste.
Na Catedral, começará no dia 12 de março e acontecerá em todas as segundas-feiras. No Vicariato Jacarepaguá, será realizado sempre às segundas-feiras na Paróquia Santo Antônio Maria Zaccaria, que fica na Avenida Geremário Dantas, 101, no Tanque, e o início é no dia 5 de março. No Vicariato Leopoldina, acontecerá todas as quartas-feiras na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que está localizada na Rua do Alho, 43, na comunidade Marcílio Dias, na Penha e será iniciado no dia 14 de março. E no Vicariato Oeste, será realizado às quartas-feiras na Paróquia São Miguel, na Rua Princesa Leopoldina, 181, em Magalhães Bastos e começará dia 7 de março.
Também haverá os cursos de Formação Básica em Informática para os alunos do curso de Formação Política e Cidadania (Conselhos), de Formação Política e Cidadania (Conselhos Comunitários) e de Formação Política e Cidadania, tendo como referência os Conselhos. Eles serão em módulos para os mesmos participantes. Segundo, Janete Salgueiro, todos que quiserem fazer algum desses cursos deverão comparecer no dia 20 de março na Catedral de São Sebastião, quando será iniciada a formação em Informática.
“Os agentes vão ter uma formação básica em Informática. É um requisito para que eles possam participar dos cursos. E, logo depois, eles vão também participar do curso de articulador das pastorais sociais em Formação Política e Cidadania – explicou Janete.
De acordo com ela, é uma exigência que quem faça os cursos tenha, em princípio, o 1º grau; que, para que seja inscrita, a pessoa atue em Pastorais Sociais ou Conselhos Paroquiais ou seja agente de pastoral e que as pessoas que vão fazer o curso sejam encaminhadas pela paróquia. É necessário também que o agente não passe o maior número de faltas possíveis, porque, se isso acontecer, ele não receberá o certificado. Para a realização dos cursos, os participantes devem pagar uma taxa de R$35,00.
As inscrições podem ser feitas pelos telefones da Cáritas: 2240-2819 ou 2262-8094.


RENATO FRANCISCO