quinta-feira, 15 de março de 2012

Acontece na Arquidiocese

Seminário Nacional de Jovens Comunicadores

"Jovens católicos: comunicação que transforma vidas". Este é o tema do Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, uma realização da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, que será realizado em Brasília, de 18 a 20 de maio. As inscrições vão ser abertas no dia 15 de março. Informações no site jovensconectados.org.br.


Os 50 anos do Concílio Vaticano II


O Centro Dom Vital retoma suas atividades com uma programação especial para marcar os 50 anos do Concílio Vaticano II. A ideia é visitar outros grandes concílios, como os de Trento e Nicea. O de Nicea, no século IV, será a pauta da reflexão do primeiro encontro, dia 19 de março, às 20h30, no auditório do IAG da PUC-Rio.
A entrada é franca. A PUC-Rio fica na Rua Marques de São Vicente, 225 – Gávea.


Terço dos Homens


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Vitor, Campo Grande, convida para o Terço dos Homens que acontece toda quarta-feira, às 19h30. O pároco Walter Vieira convida para a confissão comunitária em preparação para a Páscoa, no dia 20 de março, às 19h30. E no dia 25 desse mês, um almoço dançante vai marcar os 11 anos da caminhada paroquial.
No dia 29 de março, o movimento do Terço dos Homens do Santuário da Divina Misericórdia vai acolher os participantes do Terço dos Homens da Paróquia de Santa Teresa, de Coelho Neto. As orações serão às 19h. O santuário fica na Rua Divina Misericórdia, s/nº, em Vila Valqueire.

Encontros de Formação da Quaresma, em Ipanema


Como parte da Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, convida a todos para participar dos Encontros de Formação, que estão sendo realizados às quartas-feiras, às 19h30, com o padre Eduardo Cirigliano. No dia 14 de março, ele falou sobre "A Queda". Ainda este mês, no dia 21, a reflexão será "Ainda que eu ande pelo vale tenebroso", e no dia 28, "40 dias de Jesus". Os encontros acontecem no Edifício São Francisco de Assis, anexo à paróquia, na Rua Visconde de Pirajá, 339.


Retiro Em Ordem de Batalha


O grupo de oração São Pio de Pietrelcina (Basílica do Imaculado Coração de Maria) convida para o retiro Em Ordem de Batalha, que será realizado no dia 31 de março, das 8h às 17h, na própria basílica. As inscrições deverão ser feitas até o dia 24 de março, na secretaria. O valor é R$ 12, com almoço e lanche inclusos. Haverá missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento e pregações sobre o "O Mistério da Cruz", com o diácono José Paulo; "Enfermidade Social", com Nazareth Barreto; e "A Segunda Vinda de Cristo", com padre Gleuson Gomes.
A basílica fica à Rua Coração de Maria, 66. Outras informações pelo telefone: 2501-3553.


Afetividade e sexualidade


A obra apostólica Anchietanum vai realizar, entre os dias 30 de março e 1º de abril, um encontro de formação para que os jovens descubram e vivenciem a riqueza de suas próprias relações, com os outros e com Deus.
Jovens de 17 a 26 anos podem participar do encontro, que será realizado na Vila Santo Inácio, em Corrêas, Petrópolis. No dia 30, às 18h, uma condução sairá do Colégio Santo Inácio, em Botafogo. As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.anchietanum.com.br .
Informações através do email: exercíciosrio@anchietanum.com.br.


Semana Santa na Catedral de São Sebastião


A Catedral de São Sebastião já tem pronta a sua programação para a Semana Santa. A missa de Domingo de Ramos será celebrada às 9h, pelo bispo auxiliar Dom Nelson Francelino.
Na Quinta-Feira Santa, Dom Orani presidirá a Missa da Sagração e a bênção dos santos óleos, às 9h, e o monsenhor Aroldo Ribeiro, pároco da Catedral, presidirá às 18h a Missa da Ceia do Senhor.
A Liturgia da Paixão, na Sexta-Feira Santa, será presidida por Dom Orani, às 15h, e o mesmo vai acontecer na Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 20h.
No Domingo de Páscoa, Dom Orani Tempesta presidirá a missa de Páscoa, e depois participará de uma confraternização e almoço da população de rua.


Reflexão sobre saúde pública


No dia 31 de março, às 15h, será realizada uma tarde de reflexão sobre a saúde pública, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José, que fica na Avenida Amaro Cavalcante, 1761, no Engenho de Dentro.
O coordenador da Pastoral da Saúde na arquidiocese, diácono Sérgio Catão, falará sobre os objetivos da CF-2012, a realidade da saúde no Brasil e o compromisso da Igreja diante dessa realidade.


Jantar no EAC


Dentro da preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a Paróquia Mãe da Divina Providência marcou para o próximo dia 31, às 20h, um jantar organizado pelo Encontro de Adolescentes com Cristo. Os ingressos já estão sendo vendidos a R$ 8. A igreja fica na Estrada dos Bandeirantes, 1755, na Taquara.

Simpósio Nacional da Família


O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, está se preparando para receber nos dias 28 e 29 de abril o II Simpósio Nacional da Família, que será realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O local tem capacidade para 7 mil pessoas, das 8h às 17h. As inscrições já estão abertas. Informações com os coordenadores da Pastoral Familiar de seu vicariato. O tema do encontro será "A família: o trabalho e a festa".