sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entrevista com o criador da logo da JMJ Rio2013 para o site "Jovens Conectados"



A Logo da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 é de autoria de um brasileiro. O Jovem Gutavo Huguenin tem 25 anos e mora no Cantagalo, município da região serrana da cidade sede da JMJ, no Rio de Janeiro. Católico, atuante em pastorais, grupos de oração, comunicação e Renovação Carismática Católica da sua Paróquia Santíssimo Sacramento de Cantagalo, o jovem diz estar feliz e realizado com o reconhecimento do trabalho e da fé. Gustavo concedeu uma entrevista exclusiva sobre o trabalho de criação da Logo, expectativas para a JMJ e sobre família e fé. Confira:

JConectados: Você já participou de alguma JMJ? Acompanhou a de Madrid? Conte como foi.
Gustavo: Ainda não participei de uma JMJ, mas acompanhei a de Madri grande parte ao vivo pela internet.

JConectados: Como foi o processo de criação da Logo JMJ?
Gustavo: O concurso foi lançado pouco tempo depois da Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri, que acompanhei e me trouxe grande alegria. Assim que soube do concurso, logo no primeiro dia, senti que poderia participar e realizar este sonho.
A criação teve seu início na oração, pedi o auxílio do Espírito Santo, meditando a passagem bíblica origem do lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, do Evangelho de São Mateus, capítulo 28.

JConectados: Como surgiu a idéia dos elementos que compõem a Logo?
Gustavo: Com base no trecho extraído do Evangelho de São Mateus, senti a necessidade de expressar uma referência direta a Jesus e ao discípulo. Neste episódio, Jesus se encontra com seus discípulos em uma montanha, assim como o monumento do Cristo Redentor, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro.
A simbologia da figura do coração é extremamente oportuna para esta ocasião. O coração tem seu sentido como o centro, assim como o Rio de Janeiro que acolherá todas as nações. Nosso povo possui um coração generoso e acolhedor, que tem sua essência na fé em Cristo.
A referência ao discípulo está presente na composição do coração com o Cristo, assim como os que possuem Jesus em seus corações.
A parte superior, em verde, inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo da cidade maravilhosa, e a cruz contida nela, reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz.

JConectados: Qual o significado das cores da Logo JMJ Rio2013?
Gustavo: As cores são baseadas na bandeira nacional e transmitem o calor e alegria do Brasil. O verde remete às matas, como a associação ao Pão de Açúcar e a bela natureza do Rio. O azul representa o litoral, por onde também os peregrinos são recebidos e o amarelo do Cristo conclui essa brasilidade do logo.

JConectados: A Logo JMJ representa o espírito acolhedor do povo brasileiro?
Gustavo: Sim. O Cristo Redentor, de braços abertos, já é um símbolo que acolhe, ultrapassa a figura do coração, como um abraço acolhedor de Deus aos peregrinos da JMJ.

JConectados: Qual seu objetivo ao desenvolver o símbolo da Jornada no Brasil que circulará pelos quatro cantos do mundo?
Gustavo: Não poderia perder essa oportunidade de oferecer o que tenho para esta Jornada, através de meu trabalho e oração.

JConectados: Como fica o coração ao saber que seu nome, seu trabalho, criatividade estará circulando pelo mundo em todas as línguas?
Gustavo: É um misto de emoções. É gratificando e recompensador saber que em todo mundo alguém está acompanhando e divulgando a JMJ utilizando o símbolo que criei. Tenho recebido muitas mensagens me parabenizando pelo trabalho, o que me deixa muito feliz pela resposta positiva e acolhedora da juventude.

JConectados: Esperava ganhar o concurso?
Gustavo: Eu trazia em meu coração este grande sonho de ter o meu trabalho usado. O logo de Madrid me deixou encantado e me fez sonhar com esta possibilidade. A certeza eu já tinha, mas era preciso dedicação para criar esta marca e enviá-la conforme os critérios do concurso. Consegui enviar somente no último dia.

JConectados: Você é um jovem católico, participa da Igreja? Conte-nos sua relação com a Igreja, sua Fé?
Gustavo: Tenho minha formação na Igreja Católica, faço parte da Paróquia Santíssimo Sacramento de Cantagalo, sou Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e participo do Grupo de Oração Bem Aventurados de Maria. Atualmente estou bastante envolvido com o ministério de comunicação da Renovação Carismática Católica.

JConectados: Os símbolos da JMJ, A Cruz das Jornadas e o Ícone de Nossa Senhora, o que representam para você?
Gustavo: Para mim representam símbolos fortes de nossa fé. A cruz peregrina para mim também traz um sentimento de acolhida do Senhor, por ter se entregue à cruz por nós, e este símbolo da cruz durante esse período pré-jornada vai ao encontro dos jovens, assim como Deus nos espera. O ícone de Nossa Senhora para mim é um sinal de amor de Deus, pela graça de contar com a intercessão de Maria.

JConectados: Como sua família recebeu esta notícia?
Gustavo: Minha família está muito emocionada. Estão todos muito felizes com a notícia.

JConectados: Qual a expectativa para a JMJ Rio 2013? Será sua primeira jornada.
Gustavo: Já estou contando os dias para a JMJ Rio2013! Será um momento único em minha vida participar deste encontro com o Papa.

JConectados: Haverá a possibilidade de você ficar próximo ao papa Bento XVI, para entregar a Logo? Muita expectativa se surgir este convite pelo COL do RJ?
Gustavo: Ainda não há programação confirmada, mas eu gostaria muito de ter este encontro com ele. O amor que sinto pela Santa Igreja é o amor que sinto pelo Papa e não há como ficar indiferente a esta possibilidade.

JConectados: Como espera que sua criatividade na criação da Logo JMJ contribua com a Fé e testemunho dos jovens na JMJ, em 2013?
Gustavo: Eu espero que este símbolo deixe os corações dos jovens marcados pela alegria. Que seja instrumento para o convite da juventude de todo o mundo para estar no Rio em 2013. Hoje vejo uma juventude cada vez mais ativa, que entende o seu papel na Igreja. Deus nos concede dons e talentos que podemos oferecer para a obra de evangelização. Eu pude participar deste momento histórico oferecendo a Deus o que eu tenho e digo aos jovens que podem sim oferecer muito à Igreja!

JConectados: Agora você virou uma celebridade da JMJ, como tem sido os últimos dias? Entrevistas, novas amizades, rede de relacionamento... conte pra gente.
Gustavo: (Risos) Celebridade não digo, mas um personagem da JMJ. Na cerimônia de lançamento do logo pude conhecer muita gente. Desde o anúncio na última terça-feira, não paro de receber mensagens de apoio por telefone, email, facebook e twitter. Já recebi centenas de solicitações de amizade e mensagens de apoio de diversos lugares do mundo como Jerusalém, Japão, Venezuela, Itália, Suíça, dentre outros. É incrível!

JConectados: Um pouco mais sobre o jovem Gustavo: Universitário? Nome de seus pais, irmãos? Qual sua idade?
Gustavo: Sou formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense e hoje tenho um escritório de design próprio. Tenho 25 anos. Sou filho de Silnei e Rosimeri e irmão de Rodrigo e Ricardo.

JConectados: Outra sobre site: você conhece o site Jovens Conectados da CNBB? Como chegou ao site, indica aos amigos?
Gustavo: Conheço sim o Jovens Conectados. Um site excelente que reúne as notícias da diversidade da juventude brasileira. Conheci pelas redes sociais, inclusive fiquei por dentro do concurso do logo JMJ também através da página no facebook.

JConectados: Qual seu twitter e facebook. Onde os internautas podem entrar em contato com você?
Gustavo: meu Facebook é www.facebook.com/gustavohuguenin e meu Twitter @gustavoguinin.

FABIANO FACHINI
FOTO: ARQUIVO PESSOAL DE GUSTAVO HUGUENIN


FONTE: JOVENS CONECTADOS