segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um pastor que caminha com o seu povo



"A grande novidade que a Igreja anuncia ao mundo é que Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, a Palavra e a Vida, veio ao mundo para nos fazer ‘participantes da natureza divina’ (2 Pd 1,4), para que participemos de sua própria vida".


Afirma o documento conciliar "Ad Gentes" que "a Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai" (n° 2). Por isso, complementa o Documento de Aparecida (n° 347): "o impulso missionário é fruto necessário à vida que a Trindade comunica aos discípulos".
Nesta dinâmica desenvolveu-se a segunda semana da Trezena de São Sebastião, na qual, desde o dia 7 de janeiro, o arcebispo Dom Orani João Tempesta percorre toda a cidade, levando o Evangelho de Cristo através do testemunho de São Sebastião, "jovem discípulo de Jesus Cristo".
Em todos os lugares visitados, a todas as pessoas, independente de sua idade, credo, profissão, raça ou posição social, Dom Orani testemunhou Jesus, que apresenta ao homem um Deus misericordioso, próximo às pessoas, especialmente das que sofrem.
Com essa convicção, o arcebispo visitou a Casa do Padre e a Vila Mimosa, além de hospitais, repartições públicas, jornais, rádios, comunidades carentes, agremiações culturais, escolas de samba e unidades socioeducativas para jovens privados de liberdade. Às pessoas que encontrou, dirigiu um olhar atento e demonstrou disponibilidade para ouvir e ser presença amorosa de Deus, sempre levando uma palavra de incentivo e de conforto.
Ao ler o Evangelho, é possível ver que os homens e mulheres que conviveram com Jesus puderam, através da encarnação do Verbo, experimentar o Deus do caminho, porque Cristo caminhava com eles. E não era um caminho comum. Era um caminho que levava à vida, mas também no qual Jesus continuamente pôde experimentar e tocar no sofrimento de seus irmãos, companheiros de viagem.
Ao caminhar com a Trezena de São Sebastião, vê-se nos dias de hoje essas cenas do Evangelho se repetir através do exercício do ministério de Dom Orani. Vê-se um arcebispo que caminha com o seu povo e o leva a experimentar a verdade que liberta, cura todo o medo, traz vida nova e vida em plenitude.

ANDRÉIA GRIPP
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA E CARLOS MOIOLI