sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rio festeja seu padroeiro



No dia 20 de janeiro, dia do padroeiro da cidade e da Arquidiocese do Rio, haverá atividades o dia inteiro. Às 10h e 15h ocorrerão missas na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos – Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca –, presididas pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta.
Às 16h sairá a procissão da paróquia em direção à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. E às 17h, após a chegada da procissão à Catedral, acontecerá o Auto de São Sebastião, a bênção dos fiéis e da cidade com a relíquia do santo mártir, a Santa Missa e um show com a presença dos padres cantores que participaram do CD "São Sebastião Acolhe a Juventude".

Coleta de alimentos na Procissão de São Sebastião


Como já vem ocorrendo há alguns anos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promove uma coleta de alimentos na Procissão de São Sebastião, no dia 20 de janeiro, que sai da Igreja dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, até a Catedral Metropolitana, no Centro. Estes alimentos são distribuídos pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social às comunidades mais necessitadas. Também neste final de semana os f iéis poderão expressar sua solidariedade, pois um caminhão recolhendo alimentos acompanhará a peregrinação da imagem de São Sebastião.
De acordo com o vigário da Caridade Social, cônego Manuel Manangão, desde o governo do cardeal Dom Eugenio Sales que a arquidiocese realizava campanhas de solidariedade, e elas se tornaram um hábito com a criação do vicariato pelo cardeal Dom Eusébio Scheid. A partir de 2002, essas campanhas começaram a ser realizadas, tanto na procissão de São Sebastião quanto na procissão de Corpus Christi.
"Assim vivenciamos as três dimensões da vida da Igreja, que o Papa Bento XVI descreve na sua encíclica "Deus é Amor": ‘anúncio da Palavra de Deus (kerigma-martyria); celebração dos sacramentos (liturgia); serviço da caridade (diakonia).’ Segundo o Papa, esses deveres se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros. Você anuncia então a bondade e a misericórdia de Deus e dá um testemunho solidário daquilo que você quer anunciar", explicou o vigário episcopal.
Os alimentos são destinados a instituições e também para determinadas paróquias, que, segundo o cônego Manangão, estejam precisando mais naquele momento.
"A doação de alimentos para os necessitados faz parte de um gesto concreto de solidariedade da população do Rio de Janeiro para os mais pobres, e esse é um importante aspecto da devoção popular", lembrou o sacerdote.
As instituições que vão receber os alimentos são escolhidas pela sua carência. Como alguns locais são permanentemente carentes, eles têm prioridade. Cônego Manangão cita, entre eles, a Comunidade Terapêutica, em Bangu, e o Asilo de Idosas, em Vigário Geral, que pertencem à arquidiocese e são assistidos pela Comunidade Shalom; um asilo ligado à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, que dá assistência a idosos e à população de rua; a Paróquia Santa Edwiges e São Pedro, em Sepetiba, que atende a comunidade de Nova Sepetiba; a Comunidade Betânia e a Comunidade de Emaús, que desenvolvem trabalhos de promoção humana com a população de rua.
Para você fazer a doação, a arquidiocese disponibiliza caminhões e vans, devidamente identificados, que ficam ao longo do percurso e na Catedral de São Sebastião. Entre os itens mais necessitados estão alimentos não perecíveis, leite em pó, enlatados e gêneros de primeira necessidade.
Os jovens cariocas, que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá na cidade em 2013, são especialmente convidados a participar deste gesto de solidariedade.

CARLOS EDUARDO BITTENCOURT, ANDRÉIA GRIPP, MARIANA TOTINO E RENATO FRANCISCO

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA