segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Igreja no Rio promove Curso para Bispos

São 22 anos de unidade, formação, atualização e a presença de ilustres oradores.



O Curso para Bispos 2012, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido, terá como tema principal os "50 anos após o Concílio Vaticano II – Novo dinamismo e novas interrogações para a Igreja". Mais de 120 bispos de todo Brasil já confirmaram a inscrição para o evento, que é realizado há 22 anos.
"A Arquidiocese do Rio tem uma tradição, que vem desde a época do cardeal Dom Eugenio Sales, de proporcionar no período de férias do início do ano um encontro para bispos, onde eles participam de conferências, recebem orientações, podem partilhar a vida e desfrutar de períodos de convivência, especialmente durante as visitas a diversos pontos da cidade. Percebemos que, cada vez mais, esse evento tem sido procurado e apreciado", avaliou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
"O primeiro Curso para Bispos foi realizado em 1990, e teve como conferencista principal o cardeal Josef Ratzinger, atual Papa Bento XVI. As palestras dele foram extremamente interessantes e publicadas em forma de livro. Os temas dos encontros foram sempre questões modernas, tanto do mundo como da vida da Igreja e, desde 2011, para celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, Dom Orani teve a brilhante ideia de refletir sobre esse importante tema", disse o bispo auxiliar emérito da Arquidiocese do Rio Dom Karl Josef Romer, que coordena o encontro.
Este ano, os temas "Palavra de Deus", "Ecumenismo" e "Ensino das instituições católicas" serão abordados nas conferências, ministradas, respectivamente, pelo arcebispo de Kinshasa, no Congo, cardeal Laurent Monsengwo Pasinya; pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, e pelo secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Bruguès.
"Além da finalidade imediata de conhecer mais os grandes documentos do Concílio e poder levar os textos traduzidos para promover reflexões com os seus sacerdotes, os bispos experimentam a beleza da Igreja, que está aberta para os mais profundos temas e para a problemática do mundo moderno. Isto anima qualquer pastor a retomar a sua tarefa. Também sentimos entre nós uma grande unidade, porque a Igreja não é uma associação, ela é realmente uma comunhão de fé em Jesus Cristo", afirmou Dom Romer.
Segundo ele, entre os passeios programados, os bispos serão convidados, no dia 8 de fevereiro, a visitar alguns dos lugares turísticos da cidade, como as praias da Barra da Tijuca, e o novo Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes.

CLÁUDIA BRITO

FOTO: ARQUIVO