quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Acontece na Arquidiocese

Evento inter-religioso pelas vítimas do trânsito


Neste domingo, dia 20, a Quinta da Boa Vista será local de um evento inter-religioso pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Será uma solenidade de educação, cultura e fé pela preservação da vida, organizada pelo Detran. Entre as várias personalidades religiosas presentes, estará o arcebispo Dom Orani Tempesta. O evento começará às 10h.



Cerco de Jericó na Ilha do Governador


Neste mês, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador, realizará o Cerco de Jericó, uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento, que acontecerá de 20 a 26 de novembro. O endereço é Estrada Governador Chagas Freitas, 520, no Moneró, na Ilha do Governador. Informações: 3975-1987 / 2462-3267.


3ª Caminhada Ecológica


No dia 26 de novembro, às 9h, acontecerá a 3ª Caminhada Ecológica no Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Dentre as atividades, haverá a Ginástica Mariana e o Lanche Partilhado. A concentração será na praça em frente ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca.



Aniversário da Mater Magistra



A Arquidiocese do Rio de Janeiro convida para a comemoração do 50º aniversário da Encíclica Mater et Magistra, no dia 3 de dezembro, das 9h às 12h, na sede da arquidiocese, na Rua Benjamin Constant, 23 / 2º andar, na Glória. A abertura será com palestra do padre Thierry Linard,SJ, assessor para assuntos sociais da CNBB, que vai abordar a “Relação da Encíclica Mater Magistra com a Rerum Novarum: semelhanças e dissemelhanças”. Também foram convidados os professores Roberto Cintra e Geraldo Oliveira, da Puc-Rio; a economista Maria das Graças Rocha e o diácono Carlos Davis, para reflexões sobre a Doutrina Social da Igreja, a partir dessa encíclica, que permanece tão atual após 50 anos. A entrada é franca.



Festival de Sorvete


No dia 3 de dezembro, a partir das 14h, a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Turiaçu, realizará o 6º Festival de Sorvete. Os convites estão à venda na secretaria da paróquia. O endereço é Estrada do Otaviano, 309, em Turiaçu. Informações: 3390-0568.



Auto de Natal



O grupo jovem da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, organiza um Auto de Natal para o primeiro final de semana de dezembro. O tema vai ser “O povo que andava nas trevas viu uma grande Luz”. A apresentação será nos dias 3 de dezembro, às 18h30, e 4 de dezembro, às 20h30. O endereço é Rua Barão de Ipanema, 85.



Natal dos Sonhos


A Rodoviária Novo Rio participa de mais uma campanha Natal Sem Fome de Sonhos, promovida pela Ação da Cidadania. Brinquedos novos ou em bom estado de conservação podem ser doados no terminal até o dia 10 de dezembro. As doações podem ser depositadas em uma caixa na entrada da rodoviária, a qualquer hora.



Seminário sobre sobriedade


A Pastoral da Sobriedade está preparando o seminário “Juntos pela vida em sobriedade”, para os dias 10 e 11 de dezembro. Várias pessoas foram convocadas para fazerem palestras, entre elas o vigário episcopal do Vicariato da Caridade Social, cônego Manuel Manangão. O seminário vai ser na Paróquia Santo André, na Rua Bela, 1265, em São Cristóvão, e todos são convidados a levar um quilo de alimento não perecível.


Bacharelado em Ciências Religiosas


Estão abertas as matrículas para o bacharelado em Ciências Religiosas do Instituo Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de aneiro, curso reconhecido pela Santa Sé e filiado à PUC-Rio, que tem duração de três anos. Mais informações pelo e-mail iscr@arquidiocese.org.br,
pelos telefones 2292-3132 ramal 380 / 2533-2334 ou na secretaria, que fica na Rua Benjamin Constant, 23 / 5º andar, sala 507, na Glória.



Oração do Terço


O Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, convida para a reza do terço todas as sextas-feiras, às 15h. Agende sua caravana pelo telefone: 2453-3684 e fale com Marita Veiga, que integra a equipe.