sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Congresso da Pastoral Familiar



“Nada nos impedirá de crescer se estivermos unidos”, afirmou o bispo auxiliar e animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, durante a palestra de abertura do 20º Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar, que aconteceu no dia 22 de outubro, no Edifício João Paulo II, na Glória.
O bispo refletiu sobre a necessidade da união entre as equipes que realizam um trabalho comum em prol das famílias na Igreja, para que a unidade presente na Santíssima Trindade aconteça. “Em seu discurso de despedida, Jesus roga ao Pai para ‘que todos sejam um’ (João 17,21). Muitas pessoas estão se afastando da Igreja porque estamos desunidos”, alertou Dom Antonio.
O encontro anual, que teve o tema “Pós matrimonial: unidade da Pastoral Familiar e dos movimentos familiares”, reuniu cerca de 180 representantes da Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo, da Aliança de Casais com Cristo, do Instituto Pró-Família, do Encontro Matrimonial Mundial, do Setor Família da Renovação Carismática, do Movimento Familiar Cristão e do Focolares.
“É preciso investir na formação dos casais para que as famílias não sejam desfeitas. O sacramento do matrimônio é sagrado, o curso de noivos não pode ser feito em pouco tempo”, disse Dom Antonio.
Após a palestra, foi lançado o Projeto Arquidiocesano para o Setor Pós-Matrimonial, sugerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O projeto, que foi apresentado pelo casal de assessores arquidiocesanos, Telma e Iracy Faria, traz embasamento teórico e dicas práticas para a atuação pastoral com as famílias.
“Nós temos um trabalho voltado para os pais dos noivos, que ref lete sobre a palavra de Gênesis 2,24: “deixará pai e mãe”. E também para as famílias das crianças da Catequese. O conteúdo dos diversos cursos está no projeto e estamos à disposição para ajudar”, afirmou Telma.
Na parte da tarde, os participantes refletiram sobre as principais questões e propostas apresentadas. O congresso foi encerrado com a missa, presidida por Dom Antonio.

CLÁUDIA BRITO
COLABORAÇÃO: RAPHAEL FREIRE
FONTE: WWW.PASTORALFAMILIARRJ. BLOGSPOT.COM

FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA