sábado, 23 de abril de 2011

“O sentido da Paixão”


“O sentido da Paixão”. Esse foi o tema da pregação do padre Aristóteles Alencar, da Comunidade de Vida – da Comunidade Católica Shalom -, no primeiro dia do Retiro de Semana Santa na missão do Rio de Janeiro. O encontro acontece na Catedral de São Sebastião, no Centro.
Iniciando com um momento de oração, coordenado por Állan Patrick, consagrado da Comunidade de Vida, o retiro foi realizado durante toda a manhã da Sexta-Feira Santa. Após a pregação, o Projeto Artes levou todos a rezarem e se emocionarem com as estações da Via Sacra.
Qual a mensagem da Paixão de Cristo? “Amor e liberdade”, respondeu padre Aristóteles em sua pregação. “Jesus é livre e quer nos fazer livres. Esse é o objetivo deste dia. Jesus é livre para amar e escolheu amar, e nós também podemos. Somos livres para escolher a amar. Que nós possamos tomar posse dessa graça. Precisamos romper com o pecado e tomar posse da salvação que Cristo nos dá”, disse o sacerdote.
E qual o caminho desse seguimento? Abraçar a vontade de Deus, com toda a vida, com tudo o que se tem e o que se é, morrendo com Cristo na cruz, esvaziando-se de si mesmo. “Que possamos com Jesus abraçar a vontade do pai com toda a nossa vida, com tudo aquilo que somos, com verdadeira gratidão. (...) Cristo pagou o preço do nosso pecado para sempre. Ele purificou para sempre os nossos pecados. (...) É preciso parar, é preciso se retirar e deixar que o Espírito Santo faça em nós a kenosis necessária para compreendermos o sentido da nossa salvação”, completou.

Andréia Gripp

Foto: Comunidade Shalom