sábado, 23 de abril de 2011

Convite a "entrar no mistério pascal"


O Arcebispo Metropolitano Dom Orani João Tempesta presidiu a missa da noite desta quinta-feira santa, 21 de abril, na Igreja da Candelária, no Centro do Rio. Ao recordar a humildade de Cristo, que se colocou como servo, e também a entrega do seu próprio corpo para alimento da humanidade, ao instituir a Eucaristia, o Pastor desta Arquidiocese convidou os fiéis a “entrarem no mistério” destes dias de Tríduo Pascal.
Durante a homilia, o Arcebispo lembrou que a data de hoje é especial para agradecimento e destacou a importância de uma vivência profunda do que se celebra durante estes dias de Tríduo Pascal, quando é possível experimentar a presença do Senhor, que liberta e salva em cada Eucaristia. De acordo com Dom Orani, este encontro profundo da pessoa com Deus é transformador, do qual surge o “homem novo”.

— A Páscoa nos questiona sobre como estamos entrando neste mistério, para que a pessoa possa perceber o que é celebrar a Eucaristia. (...) O Senhor quis estar presente no meio de nós! (...) Por isso esta é uma noite para agradecer, afirmou.


No Rito do Lava Pés, Dom Orani, fazendo memória e atualizando os gestos de Jesus com seus discípulos, lavou os pés de 12 homens, para dar ênfase à importância de servir ao outro em todas as situações do cotidiano.

— Lavar os pés é um ato que permanece por toda a eternidade. Somos chamados a ser um povo de servidores. Que nos coloquemos disponíveis para servir (...) no dia a dia. Entrar neste mistério eucarístico é perguntar “O que eu posso fazer para ajudar?” (...) Participar da Eucaristia é viver este mistério eucarístico de servir uns aos outros. É esse proceder que transforma a sociedade, revelou.

Nice Afonso
Foto: Gustavo de Oliveira

Leia mais em: www.arquidiocese.org.br