terça-feira, 29 de março de 2011

Bispos do Rio e São Paulo rezam e refletem sobre evangelização das cidades



As Arquidioceses do Rio de Janeiro e de São Paulo estão unidas em oração e em busca de estratégias comuns para a ação pastoral nas metrópoles. Nesta terça-feira, 29, das 8h30 até às 18h, os Arcebispos Dom Orani Tempesta e Dom Odilo Pedro Scherer, juntamente com seus bispos auxiliares, estarão reunidos no Centro de Formação Sagrada Família, do Convento das Irmãs de Madre Paulina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O dia começa com orações, seguidas de reuniões e termina com a celebração da Santa Missa no túmulo de Madre Paulina.

A iniciativa foi do Arcebispo do Rio. Dom Orani propôs ao Cardeal Scherer reunir as duas arquidioceses para iniciar uma reflexão sobre as ações pastorais e a organização necessárias para ação evangelizadora da Igreja em metrópoles como Rio e São Paulo. O Arcebispo de São Paulo aceitou prontamente a sugestão. A ideia é que com o amadurecimento da iniciativa, esta possa crescer e atrair outras dioceses com o mesmo perfil.

É necessário e torna-se urgente propor à Igreja presente nas grandes cidades os meios de partilhar e confrontar as suas experiências. Embora cada uma destas grandes metrópoles tenha a sua história e o seu rosto, há claras semelhanças quanto à sua situação espiritual, na qual parece crescer a paganização. Ao mesmo tempo, entretanto, é possível detectar o surgimento de uma procura religiosa cada vez mais forte, que tem levado muitas pessoas para seitas de diversos tipos.

Pela lógica do Evangelho, nenhum lugar pode ficar excluído e nenhuma pessoa deve ser considerada não-evangelizável, por isso evangelizar uma metrópole exige da Igreja a elaboração de estratégias bem definidas e eficientes. Exige uma nova evangelização; nova não em sua mensagem, pois a Palavra de Deus é imutável, mas em seus meios e métodos.

Nas grandes metrópoles os maiores desafios estão relacionados com a complexidade social, cultural , econômica, emocional e espiritual das cidades. Por isso, juntos, os bispos do Rio de Janeiro e de São Paulo rezarão, debaterão e buscarão descobrir novas formas de presença da Igreja neste contexto.

Dom Orani convida a todos os fiéis a se unirem em oração aos arcebispos e bispos, na itenção da Igreja particular do Rio de Janeiro e da Igreja particular de São Paulo.