terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rio celebra ordenação presbiteral de Dom Orani



Numa demonstração de unidade e comunhão eclesial, o presbitério da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acompanhado por fiéis e seminaristas, se reuniu para render graças na manhã da última terça-feira, 7 de dezembro, juntamente com o arcebispo Dom Orani João Tempesta, pelos seus 36 anos de ordenação presbiteral.
Realizada na Igreja de São Pedro, no bairro do Rio Comprido, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão e por outros meios de comunicação, a celebração foi marcada pela leitura da provisão do novo reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, padre Roque Costa Souza, e pelo lançamento do CD “Ecos do Sagrado”, produzido pelos seminaristas integrantes da Schola Cantorum.
Nas palavras de acolhida, Dom Orani sublinhou que o foco da celebração não deveria ser o aniversário de sua ordenação presbiteral, mas o desejo de que tudo fosse convertido em oração pelas vocações, pela vida e ministério dos presbíteros. Colocando o exemplo e a liderança de Santo Ambrósio, que viveu no quarto século, convidou cada um para “deixar ser modelado segundo o coração de Deus”.

A vocação sacerdotal
A felicidade do arcebispo, que fez questão de anunciar como o melhor presente, é o bom momento vocacional da Igreja do Rio de Janeiro. O ano de 2010 terminou com a ordenação de nove novos presbíteros e de dois diáconos chineses. Para 2011 está programada a ordenação de mais 11 diáconos, inclusive dois que estão estudando em Navarra, na Espanha, para o Dia de São José, 19 de março. Há ainda o ingresso de 39 candidatos no Seminário Propedêutico – número maior que o atual prédio tem capacidade de acolher.
Dom Orani também destacou a feliz notícia do anúncio de três novos bispos auxiliares e a fidelidade à vocação por parte dos presbíteros em bem cumprir a missão, mesmo diante da diversidade de situações, particularmente por aqueles que trabalham em comunidades violentas, de alto risco.
Ainda destacou o testemunho de vários presbíteros presentes à celebração, residentes na Casa do Padre, que mesmo diante da longa idade, continuam fiéis ao chamado, sendo para todos um exemplo vivo de perseverança, de amor a Cristo e à Sua Igreja. Em especial, anunciou os 63 anos de aniversário de ordenação presbiteral de monsenhor Vital Francisco Brandão Cavalcanti.
“Ingressei no seminário, que funcionava neste mesmo local, sendo ordenado na Antiga Sé, em 1947, por Dom Jaime. A arquidiocese cresceu e foi rejuvenescida. Hoje, os tempos são outros, mas agradeço a Deus por ter me conservado a vocação, por ter me dado saúde e disposição, proporcionando ainda o exercício do ministério. O sacerdócio enche a minha vida de alegria, porque a maior alegria do presbítero é celebrar diariamente a Eucaristia”, afirmou o monsenhor Vital, de 86 anos.
Leia a matéria completa na edição desta semana.