domingo, 26 de setembro de 2010

Bispos visitam Catacumbas de São Calisto


Hoje, dia 26 de setembro, Domingo do Senhor, os Bispos do Regional Leste 1 celebraram a Missa nas Catacumbas de São Calisto, com a presidência de Dom Elias Manning. Motivados pela segunda leitura, confirmaram o desejo de combater o bom combate da fé na grande Missão Envagelizadora, no espírito da Missão Continental.
As Catacumbas de São Calisto encontram-se na via Appia Antiga. É um complexo formado por vários núcleos cemiteriais. Elas estão entre as mais importantes e imponentes de quase sessenta catacumbas cristãs de Roma. Podem ser consideradas como "o berço da Cristandade e os arquivos da Igreja primitiva", porque ilustram a sua vida, usos e costumes e o Credo professado, e testemunham o seu martírio.
Originaram-se pela metade do séc. II, a partir de uma área funerária talvez pertencente à nobre família dos Cecílios e que, nos inícios do século terceiro, passaram a depender diretamente da Igreja de Roma.
O Papa São Zeferino (199-217) confiou a vigilância da catacumba ao Diácono Calisto para que a administrasse em nome da Igreja. Calisto devia superintender à escavação para que todos os fiéis, sobretudo os pobres e os escravos, pudessem ter uma sepultura digna. Calisto, por sua vez, eleito Papa, aumentou o complexo funerário que recebeu o seu nome.

Colaboração e foto: Padre Marcos Belizário