
Anualmente a diretoria e o conselho curador do Banco da Providência reúnem-se com o Arcebispo do Rio e presidente do conselho, Dom Orani Tempesta, para fazer um balanço das atividades do ano que passou e apresentar novos projetos. No último dia 28, esse grupo se reuniu no Edifício João Paulo II, na Glória, e o saldo do encontro foi positivo.
O Banco da Providência trabalha, principalmente, com pessoas que estão no limite da linha da pobreza. Dentre os projetos desenvolvidos, além dos eventos maiores como o Arraial da Providência e a Feira da Providência, a instituição promove cursos de profissionalização nas Paróquias mais carentes.
Essas ações de ajuda geraram um resultado excepcional em 2009, como afirmou a superintendente do Banco da Providência, Clarice Linhares. “Foram mais de 10 mil pessoas atendidas que conseguiram superar a linha da pobreza, ou seja, já geram renda suficiente para terem uma vida digna.”
Como pontos importantes da reunião, Clarice destacou o apoio dos conselheiros em relação ao trabalho do banco e a aprovação tanto dos números de 2009 como do orçamento para 2010.
O Vigário Episcopal para a Caridade Social, Padre Manuel de Oliveira Manangão, explicou que os trabalhos do banco continuam praticamente os mesmos em 2010, só que com quatro novidades. O número de agências de família passou de 18 para 20 e três novos trabalhos começaram a ser pensados: um voltado aos jovens, outro ao empreendedorismo e outro ao apoio à população de rua.
A presença de Dom Orani e o seu entusiasmo quanto aos trabalhos do banco deixaram os conselheiros e diretores motivados. “Ele nos recebeu muito bem, de braços abertos, e está muito interessado com o trabalho do banco. É um grande amigo”, contou Marina Araujo, diretora geral do Banco da Providência.
O banco já preparou o Arraial da Providência, que será realizado de 27 a 30 de maio, no Jockey Club da Gávea, e a Feira da Providência, que acontecerá de 24 a 28 de novembro, no Riocentro. A arrecadação desses eventos garante a manutenção dos projetos do Banco.
Realizações de 2009
1.972 famílias formadas em oficinas de identificação de habilidades e talentos para a geração de renda
53% das famílias aumentaram a renda, sendo que 55% tiverem sua renda mais do que duplicada
1.774 jovens e adultos capacitados para o trabalho
90 cursos de capacitação para o trabalhos realizados
60 líderes comunitárias formadas
234 homens acolhidos em Emaús
169 jovens e adultos empregados
24 empreendimentos populares apoiados
1.625 homens adultos moradores de rua atendidos em necessidades imediatas