segunda-feira, 27 de junho de 2016

Curso de férias para leigos nos vicariatos

Por: Luis Pedro Rodrigues


O Seminário Arquidiocesano de São José, em parceria com o Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISCR), promoverá, de 4 a 8 de julho, em três vicariatos o Curso de Férias de Filosofia e Teologia para leigos. Serão 25 matérias, ministradas por 17 seminaristas, organizadas em dois horários: à tarde, de 14h30 às 17h, e à noite, de 19h às 21h30.
O curso será realizado no Vicariato Jacarepaguá (Paróquia Imaculado Conceição, no Recreio), Vicariato Leopoldina (Paróquia São Geraldo, em Olaria) e no Vicariato Oeste (Paróquia São Lourenço, em Bangu)De acordo com a responsável pela comunicação dos cursos desenvolvidos da ISCR, Michelle Figueiredo Neves, o curso de férias veio contribuir com a formação dos leigos, “não só no que tange a atuação deles nas atividades realizadas nas comunidades eclesiais, mas no próprio desenvolvimento humano, social e espiritual de cada um de seus alunos. O que é melhor, em local próximo às suas residências, em curto espaço de tempo, baixíssimo custo e em dois turnos, atraindo desta forma um grande número de interessados”.
“Outro aspecto importante”, acrescentou Michele, “marca igualmente o diferencial do projeto: as aulas ministradas pelos seminaristas revelam ao povo de Deus a excelência da formação dos futuros dos sacerdotes da arquidiocese, que através do curso também conhecem mais profundamente as diversas realidades da nossa Igreja”.
Voluntariado
O Curso de Férias, que acontece há mais de dois anos e está na quinta edição, começou a partir da iniciativa dos próprios seminaristas que queriam, durante as férias do seminário, passar o que aprendiam de filosofia e teologia para os leigos.
O primeiro curso foi ministrado em 2014 e, por ter ocorrido no mês de julho, foi chamado de “Curso de Inverno”. Por pedidos insistentes dos cursistas, naquele mesmo ano foi realizado, em dezembro, um novo curso, chamado de “Curso de Verão”. Desde então, ele é realizado duas vezes ao ano.
O seminarista Wagner Augusto dos Santos, responsável por esta edição, explicou que o curso é uma atividade voluntária, e as aulas são ministradas por seminaristas que estão cursando a partir do terceiro ano de filosofia ou teologia. “Percebo que os cristãos, hoje, sofrem perseguições nas universidades ou na internet. Muitas vezes, eles têm dúvidas sobre a fé, e não são capacitados para se defenderem. Por isso a necessidade do conhecimento da fé. Também é uma oportunidade de tirar dúvidas e aprender coisas novas. Serão ministradas disciplinas que nem todos os fiéis têm a oportunidade de ouvir. São matérias na área filosófica e acontecimentos da história da Igreja”, comentou.
A professora do ISCR Maria de Lourdes Lima contou que o instituto recebeu com grande satisfação a iniciativa desde o primeiro momento.
“Entendemos que o curso se encontra dentro das finalidades formativas para o qual foi criado. É motivo de alegria e fundada esperança ver o interesse e o empenho dos futuros sacerdotes no aprofundamento da fé e de uma sadia visão de mundo”, pontuou.
Vicariatos
O curso será descentralizado e acontecerá nos vicariatos, com sede em paróquias, com a finalidade de facilitar a participação. Esta não é a primeira vez que ele acontece nos vicariatos. A primeira experiência foi no Vicariato Santa Cruz e devido ao sucesso daquele, o curso passou a ser feito de forma descentralizada.
“Percebemos que muitas pessoas não conseguiam fazer o curso por causa da distância e dos horários das aulas. Achamos por bem realizar nos vicariatos, começando pelos mais distantes do seminário, para que houvesse uma maior participação”, explicou Wagner.
Segundo o seminarista José Alixandre da Silva, que ministrará as matérias história da Igreja na Idade Média e história da Igreja Primitiva no Vicariato Oeste, as pessoas estão muito animadas para o curso. Ele ressaltou a relevância de levar o conhecimento que aprendem no seminário aos leigos.
“Faz parte da missão de Cristo ensinar, catequizar e levar a verdade às pessoas. Tem sido uma experiência boa dar aula, e é uma oportunidade para as pessoas terem acessível esse tipo de estudo. Os leigos vêm com sede de conhecimento”, observou.
Para o seminarista Robson Atallah Lima, que ministrará aulas de história da Igreja Primitiva e introdução ao pensamento de Santo Agostinho no Vicariato Jacarepaguá, a convivência que terão com a comunidade também é importante.
“O padre e a comunidade estão muito animados. A experiência vai ser boa, e vamos ter uma convivência com a comunidade. O pároco nos disponibilizou cinco salas. Portanto, poderemos receber até 30 pessoas”, contou.
Serviço
As inscrições podem ser feitas através do blog iscrarqurio.wordpress.com ou pelo telefone (21) 2292-3132 – ramal 380 (das 14h às 17h).

Foto: Carlos Ebano Costa