domingo, 9 de fevereiro de 2014

Unidade apostólica

Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello

Curso Anual dos Bispos do Brasil aconteceu entre os dias 3 e 7 de fevereiro no Rio
Com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, o Curso Anu­al dos Bispos do Brasil teve início na noite do dia 3 de fevereiro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido. As conferências refletiram sobre missões, vida consagrada e a missão do bispo e do presbítero, tendo como base os documentos do Concílio Vaticano II: “Ad gentes” (sobre a atividade missionária da Igre­ja), “Perfectae Caritatis” (sobre a renovação da vida religiosa) e “Christus Dominus” (sobre o múnus pastoral dos bispos).
“Nos últimos anos, temos aproveitado para revisitar os do­cumentos do Concílio Vaticano II nas comemorações dos seus 50 anos. A cada ano aproveitamos para aprofundar alguns dos temas dos documentos conciliares. Tem sido de uma riqueza imensa!”, disse o arcebispo do Rio, cardeal eleito Dom Orani João Tempesta.
O primeiro Curso dos Bispos no Sumaré aconteceu em julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI.
“Daquela data em diante, com apenas duas exceções, todos os anos temos a alegria de receber nossos irmãos bispos, que aco­lhem o convite para um tempo de convivência fraterna e discussão de algum assunto de interesse comum, com conferencistas que nos ajudam a aprofundar os temas. Que nosso encontro e reflexão nos ajudem nestes tempos a vivermos como nos acenou o Papa Francisco: que sejamos ‘capazes de aquecer o coração das pessoas, de caminhar na noite com elas, de dialogar com as suas ilusões e desilusões, de recompor as suas desintegrações’”, destacou Dom Orani.
Durante o encontro, os bispos puderam partilhar experiências e se confraternizar. Na tarde do dia 5 de fevereiro, eles participaram de um passeio ao Pão de Açúcar e rezaram as vésperas na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Urca. O evento aconteceu até a manhã do dia 7 de fevereiro.
“Os temas escolhidos para esse ano são muito atuais e interessantes para os bispos. É importante se encontrar, com­partilhar e discutir. Isso faz com que a comunhão e a unidade se­jam fortalecidas”, disse o Núncio.

MOMENTOS MARCANTES DURANTE O CURSO: VISITA AO PÃO DE AÇÚCAR E ANIVERSÁRIO EPISCOPAL
No dia 5 de fevereiro, dois momentos de alegria e confrater­nização marcaram o Curso para Bispos: a visita ao Pão de Açúcar e o aniversário de ordenação episcopal de Dom Paulo Cezar Costa, Dom Pedro Cunha Cruz e Dom Nelson Francelino Ferreira.

O dia foi encerrado com um jantar oferecido pela Arquidio­cese do Rio aos bispos partici­pantes, no Palácio São Joaquim, na Glória.
Cláudia Brito de Albuquerque e Sá
claudia@testemunhodefe.com.br

Fotos: Gustavo de Oliveira