segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Rio comemora 449 anos de história


No dia 1º de março, o Rio de Janeiro celebra mais um aniversário. A data promete ser ainda mais de festa para os ca­riocas, uma vez que, este ano, cai em um sábado de Carnaval. Alguns blocos de rua já confir­maram homenagem.
O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, celebrará missa neste dia, às 9h, na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchi­nhos, na Tijuca. Às 12h, participará da celebração do aniversário da cidade na Rua da Carioca, em festividade promovida pela So­ciedade dos Amigos da Carioca e Adjacências (SARCA). Na ocasião, está prevista que a imagem de São Sebastião seja conduzida da Ca­tedral até a Rua da Carioca, onde um grande bolo será cortado e distribuído para a população.
A animação já está no clima de preparação para a festa do ano que vem, quando a cidade completa 450 anos de fundação. Mais de 1.400 pessoas participa­ram da campanha lançada pelo Comitê Rio450, da Prefeitura do Rio, ao enviar ideias de eventos comemorativos.
Desde o lançamento oficial do comitê, os cidadãos sugeri­ram iniciativas de comemora­ção no portal eletrônico oficial, divididos entre festividades ou presentes. “Como presentes, imaginamos iniciativas de mais longo prazo, melhorias que o bairro precisa, projetos culturais de restauro, um projeto cultural, ou urbanístico, coisas que pos­samos deixar para a cidade como legado”, explicou o presidente do Rio450, Marcelo Calero. Já as festividades, de acordo com ele, são próprias do carioca, “um povo que gosta de comemorar”.
Uma primeira parcial, divul­gada no início do mês, revela que os moradores de Copacabana, Campo Grande e Tijuca foram os que mais deram ideias à iniciati­va. O próximo passo é escolher entre as centenas de sugestões o que realmente vai sair do papel. A escolha será aberta aos cariocas a partir do dia 17 de março, no site: www.rio450anos.com.br.
As comemorações dos 450 anos começam ainda em 2014, no dia 31 de dezembro, e se­guem até 1º de março do ano que vem. Os mais ansiosos já podem acompanhar o clima de festa nas redes sociais oficiais, como no Facebook: www.fb.com/Rio450, e o Instagram: http://instagram. com/rio450.

COMITÊ RIO450 PROMOVE DESAFIO NAS REDES SOCIAIS
No Instagram @Rio450, a contagem regressiva é por meio das lentes de celulares e câmeras fotográficas dos cariocas. O ob­jetivo da campanha é despertar o interesse do carioca e de quem vive na cidade pela história do Rio.
A cada semana, o perfil oficial divulga uma hashtag com um tema e uma motivação sobre um período histórico. Ao longo da semana são escolhidas sete ima­gens, uma por dia. A equipe de autores do @Rio450 usa as fotos escolhidas para estabelecer uma relação entre as imagens com o período histórico.
Ao todo serão 65 temas sema­nais compreendendo 15 períodos históricos, resultando em uma foto por dia. Os seguidores do per­fil recebem dicas para a realização das missões. Ao término de cada uma, a melhor foto é escolhida e divulgada no perfil @Rio450.
Cada usuário pode mandar quantas fotos quiser e puder. O que vale é a participação, o empenho em revisitar lugares e edificações que contam através do tempo a história da cidade. Para cada foto divulgada o usu­ário deve colocar a # (hashtag) referente à missão. No dia 1º de marco, em pleno sábado de Car­naval, já estará em curso a missão Folia e a hashtag utilizada será #Rio450_Folia.

ROTEIROS GRATUITOS PARA CONHECER A CIDADE
Para quem ama o Rio e quer comemorar o aniversário conhe­cendo mais a cidade, há a op­ção dos passeios históricos. O projeto “Roteiros Geográficos do Rio”, tocado pela Secretaria de Cultura e pelo Instituto de Geografia da Uerj, promove atividades lembrando os 449 anos da cidade. No dia 1º de março, o encontro começa às 15h, junto à Ladeira da Mise­ricórdia, atrás do Museu His­tórico e do Museu da Imagem e do Som.
O projeto promove cami­nhadas gratuitas na área cen­tral do Rio de Janeiro, de dia e à noite, e em outros pontos da urbe carioca. O objetivo é res­gatar o espaço urbano carioca, traduzindo, dessa forma, a cidade como um livro aberto a ser explicado, ampliando, assim, os domínios do conhe­cimento dos participantes so­bre a própria geografia na qual criam, atuam e vivem.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo email: roteirosgeorio@uol.com.br, pelo facebook: www.fb.com/roteirosgeorio, pelo Twitter: @roteirosgeorio, ou pelo telefone: (21) 98871-7238. O itinerário e outras informa­ções estão disponíveis no site www.roteirosdorio.com.
FABÍOLA GOULART
fabiolagoulart@testemunhodefe.com.br

Fotos: Gustavo de Oliveira