quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Instituto debaterá questões da juventude


Com o objetivo de dar sus­tento e seguimento aos legados da Jornada Mundial da Juventu­de (JMJ Rio2013), será criado o Instituto para a Juventude. Para a escolha de sua identidade vi­sual foi lançado no dia 24 de ja­neiro um concurso do logotipo.
A proposta do instituto ainda está em fase de finalização e será apresentada durante o evento “Doe de Coração”, que acontecerá entre 7 e 9 de março em Cacho­eira Paulista, na sede da Canção Nova. O evento também preten­de arrecadar fundos para saldar os últimos investimentos da JMJ.
O instituto, presidido pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, “é um espaço para ouvir, para discutir as questões da juventude”, ex­plicou padre Márcio Queiroz, vice-presidente da entidade. De acordo com ele, a proposta de criação do instituto surgiu ainda durante os preparativos para a JMJ Rio2013. “Porque o maior legado da JMJ foi a pró­pria Jornada, o trabalho com a juventude”, ressaltou.
O sacerdote explicou que o instituto terá uma vida jurídica própria e manterá o mesmo CNPJ do Instituto Jornada Mundial da Juventude, órgão criado para organizar a JMJ Rio2013. Deverá trabalhar em parceria com o Se­tor Juventude, que congrega to­das as expressões jovens dentro da Igreja no Rio de Janeiro, como pastorais, novas comunidades, renovação carismática e demais ordens religiosas.
Padre Márcio disse ainda que o instituto foi pensado de forma ampla, mas ainda não existe um organograma fecha­do. A estrutura vai ser desenvol­vida a partir das demandas que forem surgindo e das propostas do Setor Juventude. E a primeira demanda, segundo ele, é quitar os últimos investimentos da JMJ Rio2013.
Outros legados da JMJ foram o Polo de Atenção Integral à Saú­de Mental (PAI), que funciona em um dos prédios do Hospi­tal São Francisco de Assis na Providência de Deus (HSF), na Tijuca. O espaço é voltado para o tratamento psiquiátrico, com atenção especial aos dependen­tes químicos, inclusive de crack. A evangelização da juventude e a sustentabilidade são outros legados.

DOE DE CORAÇÃO
O evento “Doe de coração” foi pensado em dezembro, du­rante reunião que reuniu, na sede da Arquidiocese, algumas expressões católicas, como a Comunidade Canção Nova, o Instituto Santíssima Trindade e o Instituto Evangelizar, além dos veículos de comunicação da própria arquidiocese. A ex­pectativa é de que as emissoras católicas de rádio e TV estejam juntas para a div ulgação e transmissão.
A programação, que aconte­cerá entre os dias 7 e 9 de março, contará com shows e momentos de adoração, louvor, pregações, palestras e testemunhos. Já con­firmaram presença os artistas católicos: Adriana, Banda Do­minus, Ítalo Villar, Vida Reluz, Diego Fernandes, Eugênio Jorge, Olívia Ferreira e padre Omar.
Durante o evento, as doações para a JMJ Rio2013 poderão ser feitas pelo site ou por um call center 24 horas.

CONCURSO DA LOGO
O concurso do logotipo que irá definir a identidade visual do Instituto para a Juventude receberá inscrições até 28 de fe­vereiro. O edital, o formulário e o regulamento do concurso podem ser acessados na página oficial da entidade: www.ijuventude. org, ou na página do Facebook (/ iJuventude). A arte escolhida será anunciada, oficialmente, durante o evento “Doe de Coração”.
Para mais informações e/ou dúvidas, envie um email para concurso@ijuventude.com.

SERVIÇO
http://www.ijuventude.org/
https://www.facebook.com/ iJuventude
concurso@ijuventude.com

TERESA FERNANDES
teresafernandes@testemunhodefe.com.br

Foto: Dilvulgação