quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cariocas já preparam retiros de Carnaval

O feriado de Carnaval se apro­xima, e muitos cariocas já se pre­param para vivenciar a festa de uma forma diferente. Para os ca­tólicos que querem aproveitar os dias de folga para louvar a Deus, há muitas opções de retiros espi­rituais e festas católicas na cida­de. A proposta é viver um Car­naval diferente com uma alegria que não termina na Quarta-Fei­ra de Cinzas.
O tradicional retiro Espiritual Rio de Água Viva tem como tema “Reunidos num só corpo pela for­ça da Cruz”. O evento, que tem cerca de 30 anos de existência, pretende reunir cerca de 10 mil pessoas de 2 a 4 de março. A pro­gramação consta de pregações, missas, Adoração ao Santíssimo e terço, além de confissões.
Os ministérios de música e de teatro da Renovação Carismática Católica serão responsáveis pela animação do retiro. Haverá ain­da um ministério para as crian­ças. A Rádio Catedral e a Web TV Redentor vão transmitir. “É uma experiência muito boa em que as pessoas se retiram para entra­rem em oração, e vão para buscar uma grande alegria que dura para sempre e não apenas alguns dias, dura para a vida inteira”, destacou o assessor de imprensa do retiro Rio de Água Viva, Leandro Farias.

REVIVER
A proposta do Reviver da Co­munidade Shalom é proporcionar um Carnaval em Deus, não um re­tiro fechado, de acordo com a mis­sionária da comunidade, Miche­le Magalhães. A programação de 2 a 4 de março conta com missas, pregações, seminário de vida no Espírito Santo, cursos, formações para famílias e jovens e atrações artísticas. A animação e o louvor começam às 8h30, seguidos de Adoração ao Santíssimo. O Re­viver deste ano tem como tema a misericórdia, tão lembrada pelo Papa Francisco.
“É a grande experiência de proporcionar um Carnaval di­ferente, feliz e em Cristo. Todo mundo que procura festa está em busca de uma grande felicidade. É uma experiência que não pas­sa e não precisa esperar o próxi­mo Carnaval. Perdura”, explicou Michele.

BOM PASTOR
A banda Bom Pastor vai ani­mar o retiro de Carnaval da Paró­quia Nossa Senhora de Copaca­bana e da Comunidade Bom Pas­tor. O evento, que acontece de 2 a 4 de março, conta ainda com lou­vor, pregação, Adoração ao Santís­simo e missa diária. O objetivo é permitir que as pessoas possam experimentar uma alegria dife­rente do que se prega no Carna­val. “Você pode ser alegre e se di­vertir de forma sadia sem precisar de profanação, experimentando a alegria que vem do próprio Je­sus”, ressaltou Nilton Luiz da Silva, um dos organizadores do evento e membro da Comuni­dade Bom Pastor.

FOLIA DOS ANJOS
A missão Folia dos Anjos da Comunidade Católica Do Caos à Glória tem como objeti­vo apresentar uma nova possi­bilidade de vida feliz, pelo testemunho de vidas trans­formadas pelo Cristo glo­rioso, sendo “manifesta­ção da glória de Deus em meio aos clamores caó­ticos”.
Nessa missão, os jo­vens missionários entram nas festas de rua da cida­de como um bloco de an­jos cheios de alegria, ou­sadia e santidade. Acom­panhados de uma bateria que garante a folia, os “an­jos”, além de passar pe­los foliões distribuindo bênçãos, fazem o anún­cio pessoal do Evange­lho. Também convidam as pessoas a orarem, ali mesmo onde estão, e a participa­rem da Igreja, como lugar da feli­cidade verdadeira.

ALEGRIA DO EVANGELHO
A exortação apostólica Alegria do Evangelho é o tema do tradicio­nal retiro de Carnaval no Centro de Estudos e Formação da Arqui­diocese do Rio, no Sumaré. O re­tiro fechado deste ano acontecerá de 1º a 5 de março, com pregação do padre Waldeci Gonzaga, vigá­rio da Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, e doutor em te­ologia bíblica pela Pontifícia Uni­versidade Gregoriana, em Roma.
A alegria também é o mote do retiro de Carnaval da Paró­quia Nossa Senhora da Concei­ção. O retiro fechado vai aconte­cer de 1º a 4 de março. De acordo com o pároco, padre Jorge Bispo, o desejo por Deus é o que motiva as pessoas a participarem de um retiro espiritual. “O desejo de ter um contato com Deus, passar um período em oração e o desejo de abandonar as ilusões do mundo da carne”, destacou.

RETIRO CARMELITANO
Dentro das atividades do Ano da Caridade, as Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil promoverão o Retiro de Car­naval Carmelitano. Com o tema “Portanto, a caridade é plenitu­de da lei”, será de 1º a 5 de março.


TERESA FERNANDES
teresafernandes@testemunhodefe.com.br