terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Arquidiocese celebra Dia Mundial do Doente


A Igreja em todo o mundo celebrará o 22º Dia Mundial do Doente, em 11 de fevereiro, onde se faz memória a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes. Na Arquidiocese do Rio, os fiéis se preparam para participar de missas que acontecerão em hospitais espalhados pelos sete vicariatos territoriais.

 “Ao celebrarmos o Dia Mun­dial do Doente estamos con­firmando a índole missionária da Igreja”. Assim o diácono permanente Sérgio Catão, que é coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, afirmou ao falar da importância em par­ticipar das atividades que irão marcar a data.
Em diversos hospitais espa­lhados pelo território da Arqui­diocese do Rio serão presididas pelos bispos auxiliares do Rio missas pelo Dia do Mundial do Doente e em homenagem a Nos­sa Senhora de Lourdes.
Segundo o diácono Catão, as celebrações contarão com a participação de pacientes dos hospitais, profissionais da saúde, agentes da Pastoral da Saúde e fiéis de várias comunidades paroquiais.
“Estaremos celebrando mis­sas em grandes hospitais de cada um dos vicariatos territo­riais. Será um momento para lembrarmos nossos irmãos e irmãs enfermos neste momento difícil de suas vidas, para dizer­-lhes que não estão sozinhos. O Santo Padre nos pede este carinho e atenção. Que os es­cutemos com atenção. Assim veremos o mundo de forma diferente e o transformaremos pelo nosso testemunho”, sa­lientou.
Instituído pelo Papa João Paulo II, que será canonizado no dia 27 de abril, o Dia Mundial do Doente foi criado em 11 de fevereiro de 1992.

PALAVRAS DO PONTÍFICE
Todos os anos, o Santo Padre envia ao mundo inteiro uma mensagem pelo Dia Mundial do Doente. Seguindo a tradição, neste ano de 2014, o Papa Fran­cisco encaminhou aos fiéis sua primeira carta, por ocasião desta celebração.
Partindo do tema central do dia “Fé e caridade: também nós devemos dar a vida pelos irmãos”, o Pontífice se dirige, de modo particular, às pessoas doentes e a todos aqueles que lhes prestam assistência e cuidados.
Segundo o diácono Catão, o Papa Francisco indica em sua mensagem dois modelos fun­damentais para os enfermos e agentes da Pastoral da Saúde: Maria, aquela que é acolhedora e sempre atenta à voz de Deus, e o discípulo amado, São João, aquele que permaneceu firme aos pés da Cruz.
“Em sua mensagem, o Papa Francisco afirma que a Igreja precisa reconhecer o rosto de Cristo sofredor em cada um dos enfermos. Pois Cristo uniu seus sofrimentos aos dos irmãos. E essa união é que fortalece aquele que crê, para lutar com coragem nas suas tribulações. Acho inte­ressante quando o Papa cita que da mesma maneira que Cristo nos amou, agora é a nossa vez fazer o mesmo, amar nossos irmãos doentes que estão nos leitos e hospitais”, frisou.
E ainda afirma:
“Através desta mensagem, o Santo Padre envia sua bênção para todos os irmãos que sofrem e para os que se ocupam por es­ses doentes. Estamos unidos ao Pontífice”.

INCENTIVANDO VOCAÇÕES
A comissão arquidiocesana da Pastoral da Saúde se dedica a despertar no coração dos fiéis o desejo de se colocar a serviço para visitar e “ir ao encontro do enfermo”.
“Muitas vezes as pessoas fi­cam preocupadas com o que irão dizer para o doente, e se farão alguma oração. Mas é diferente. O doente está querendo ser escu­tado, quer entender sua situação existencial. E é isso que a pessoa que se move pela causa deve ficar mais preocupada: o serviço de escuta”, salientou.
Os fiéis que desejam se dispo­nibilizar para atuar nesse serviço devem procurar o agente respon­sável pela Pastoral da Saúde na paróquia em que participa.

 MISSAS NOS HOSPITAIS CELEBRADAS PELOS BISPOS

Hospital
Bispo
Horário
Endereço
Hospital Municipal Pedro II
Dom Pedro Cunha Cruz
16h
Rua do Prado, 325, em Santa Cruz
Hemorio
Dom Assis Lopes
12h
Rua Frei Caneca, 8, no Centro
Hospital Geral de Bonsucesso
Dom Roque Costa Souza
16h
Avenida Londres, 616, em Bonsucesso
Hospital Salgado Filho
Dom Luiz Henrique da Silva Brito
16h
Rua Arquias Cordeiro, 370, no Méier
Colônia de Curupaiti
Dom Edson de Castro Homem
16h
Rua Godofredo Viana, no Tanque
Instituto Nacional de Cardiologia
Dom Antonio Augusto Dias Duarte
16h
Rua Laranjeiras, 374, em Laranjeiras
IGOR MARQUES
igor@testemunhodefe.com.br

COLABORAÇÃO: CARLOS EDUARDO BITTENCOURT

Foto: Gustavo de Oliveira