quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Igreja Católica participa da comemoração dos 450 anos do Rio


Faltando pouco mais de um ano para o aniver­sário de 450 anos do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade começa a se articular para fechar parcerias e elaborar um cronograma de atividades. A Igreja Católica será um dos atores sociais a participar das comemorações. Nesta semana, o presidente do futuro Comi­tê Rio450, Marcelo Calero, reuniu-se com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, além de religiosos, para apresentar o projeto e pe­dir a adesão na elaboração do calendário do evento.
“A cidade começa com a Igre­ja Católica. Não é possível disso­ciar a história do Rio de Janeiro da Igreja”, destacou Marcelo Calero. Ligado ao gabinete do prefeito Eduardo Paes, o comitê será lançado oficialmente no dia 5 de dezembro, às 10h, no Palá­cio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio. Na ocasião, Calero e o prefeito Eduardo Paes apresen­tarão o concurso para criação da marca, além da plataforma para receber colaborações.
De acordo com Calero, or­dens religiosas, como carmelitas, franciscanos, jesuítas e benedi­tinos foram muito importantes para a fundação da cidade e também deverão participar do cronograma oficial. “Durante toda a trajetória da cidade, essa interação entre sociedade e Igreja foi fundamental para que nós nos estabelecêssemos”, ressal­tou. O protagonismo da Igreja também está ligado a aspectos de ordem social. Neste sentido, o presidente lembrou o trabalho de Dom Helder Câmara.
Outro importante fato da história do Rio de Janeiro foi o estabelecimento da primeira sede cardinalícia da América La­tina com a nomeação do Cardeal Joaquim Arcoverde. “Momentos fundamentais da história da cidade foram protagonizados ou tiveram uma participação importantíssima da Igreja e da arquidiocese do Rio de Janeiro”, destacou.

FESTA OU PRESENTE?
O aniversário do Rio será celebrado oficialmente no dia 1º de março de 2015. No en­tanto, o calendário do evento contempla atividades que vão de 31 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2016. A cidade ficará “preparada” para receber os Jogos Olímpicos, segundo Calero.
Já no lançamento oficial do comitê, os cidadãos terão acesso a um portal eletrô­nico onde poderão sugerir iniciativas de comemoração: ou festividades ou presentes. “Como presentes, imagina­mos iniciativas de mais longo prazo, melhorias que o seu bairro precisa, projetos cul­turais de restauro, um projeto cultural ou urbanístico, coisas que possamos deixar para a cidade como legado”. Já as festividades, de acordo com o presidente, são próprias do carioca, “um povo que gosta de comemorar”.
A ideia, de acordo com Calero, é de que os cariocas possam participar de toda a elaboração do cronograma de atividades. “A gente quer que desde o começo ela seja formatada, pensada pelos protagonistas dela, que são os cariocas”, disse. A grande tônica é buscar a sugestão dos cariocas, além de parcerias, e deverá haver um orçamento definido posteriormente.
TERESA FERNANDES

teresafernandes@testemunhodefe.com.br

Foto: RICARDO ZERRENNER