sábado, 23 de novembro de 2013

“Papa Francisco no Brasil – A Santa Missa”


Foto: Andréia Gripp
Já está disponível para a com­pra o DVD “Papa Francisco no Brasil – A Santa Missa”. A obra, produzida por Marco Mazzola, é um produto oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 e traz a missa de envio celebrada pelo Santo Padre na Praia de Copacabana.
“Nós temos imagens que perpetuam os belos momentos do Papa Francisco no Rio de Janeiro. Dentre essas imagens, sem dúvida, a da missa de envio em Copacabana marcou tremen­damente a vida de todos aqueles que participaram, tanto quem estava em Copacabana como os que acompanharam pelos meios de comunicação, especialmente a televisão”, afirmou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tem­pesta, durante a apresentação do DVD à imprensa e convida­dos, no dia 8 de novembro, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória.
Lançado próximo ao Na­tal, o DVD é uma ótima opção para presentear os familiares e amigos. “É uma maneira de evangelizar e, ao mesmo tempo, repartir a emoção vivida durante a JMJ com outras pessoas. Nesse sentido, nós agradecemos a Deus pela Jornada e pedimos a Deus que esse DVD possa levar muitas outras pessoas a ter o coração aberto a Cristo e a fazer o bem aos seus semelhantes”, pontuou o arcebispo do Rio.
Por ser um produto oficial da JMJ Rio2013, parte dos re­cursos obtidos com a venda do DVD serão revertidos para o Instituto JMJ e contribuirá com a campanha para a arrecadação de fundos para cobertura dos úl­timos investimentos feitos para a realização do encontro mundial do Papa com os jovens.
 MISSA DE ENVIO
Foto: Divulgação
O último evento oficial da JMJ foi a missa de envio no dia 28 de julho. Papa Francisco con­vidou os jovens a partirem em missão, a serem protagonistas de um novo tempo. Foram 3,7 milhões de fiéis nas areias e ruas, segundo estimativa da organi­zação. As palavras, os cânticos e até os momentos de silêncio comoveram os peregrinos, como mostram as imagens.
Outro momento, registrado neste DVD, foi a palavra do ar­cebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ao fazer agradecimento emocionado ao Papa: “Sentimos que segunda­-feira faltará alguém muito im­portante e próximo de nós, alguém que nos fez muito feliz e se aproximou de cada um com as suas palavras e seus gestos”.
As imagens também mos­tram a presidente, Dilma Rous­seff, com representantes de outros países, como a presidente da Argentina, que estava na primeira fila da multidão que acompanhava a missa.
 MOMENTOS INESQUECÍVEIS
O DVD traz as principais músicas que foram cantadas durante a celebração eucarística. Em quase duas horas, o docu­mentário também retrata desde a saída do Papa Francisco da re­sidência onde estava hospedado no Sumaré até a celebração em Copacabana.
Mas as emoções não param por aí. Além da íntegra da missa, o DVD contém clipes e cenas extras das músicas da JMJ, além do making of, com depoimento de pessoas que trabalharam na organização do evento, padres e cantores que entoaram as músi­cas da missa.
A JMJ Rio2013 lançará outros dois DVDs ainda este ano: o do­cumentário “Rio de fé”, do diretor Cacá Diegues, que mostra a Jorna­da por meio de histórias de peregri­nos, voluntários e famílias de aco­lhida, e outro produzido pela TV Globo, mostrando os principais momentos da visita e discursos do Papa Francisco no Rio.
ANDRÉIA GRIPP