segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Festa da Unidade


Encerramento do Ano da Fé reunirá fiéis de toda a Arquidiocese do Rio
O Ano da Fé será encerrado na Arquidiocese do Rio, no dia 23 de novembro, véspera da So­lenidade de Cristo Rei, a partir das 13h30, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Festa da Unidade Arquidio­cesana, que pretende reunir fiéis de todas as paróquias e comunidades, contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti.
O Terço da Misericórdia será recitado a partir das 15h. Também acontecerão palestras, testemunhos, adoração ao San­tíssimo Sacramento e o canto do Credo. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, às 17h.
Segundo o bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, a Festa da Unidade é um desejo do coração de Dom Orani para que fosse realizada uma cele­bração única, com a participa­ção de fiéis de todas paróquias e comunidades, sem eventos paralelos.
“Que os fiéis de todas as pa­róquias e comunidades da nossa arquidiocese tenham o olhar voltado para a nossa arquidioce­se, para que possamos celebrar juntos”, afirmou Dom Roque.
Dom Orani destacou que, a partir deste ano, no sábado que anteceder a Solenidade de Cristo Rei, será celebrada a Festa da Unidade.
“Todas as paróquias, cape­las, movimentos e associações estão sendo convocadas para participar. Será um momento de agradecermos o dom da fé e refletirmos sobre os desafios da Igreja”, motivou o arcebispo.
 REGIONAL LESTE 1
Na parte da manhã, du­rante a Assembleia Geral do Regional Leste 1 da CNBB, no Sumaré, acontecerá a celebra­ção de encerramento do Ano da Fé, reunindo os bispos das dioceses do Estado do Rio de Janeiro. A missa será presidida por Dom Orani, que é presi­dente do Regional Leste 1, a partir das 9h, e transmitida pela Rádio Catedral FM 106,7 e RedeVida.
O Ano da Fé, que teve início em outubro de 2012, foi procla­mado pelo Papa Bento XVI para marcar os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.
“O concílio se preocupa com o diálogo com o mundo. O Vaticano II nos trouxe a revitalização da Igreja, é obra do Espírito Santo, porque o Se­nhor não desampara seu povo. Ler os documentos do concílio nos ajuda muito porque são textos atuais”, observou o bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito.
REVITALIZAÇÃO DA FÉ
“O Ano da Fé foi um mo­mento muito forte na vida da Igreja, um revitalizar na vida espiritual de toda comunidade cristã, principalmente enfocan­do o aspecto da formação, da vivência da fé, da retomada dos estudos do concílio, como bem falou o Papa emérito Bento XVI: “a hermenêutica da continui­dade”, ou seja, a interpretação correta do Vaticano II, na linha de todos os grandes concílios que aconteceram na Igreja ao longo dos séculos, culminando com a experiência religiosa e espiritual de hoje”, avaliou Dom Luiz Henrique.
Segundo ele, a Arquidiocese do Rio foi privilegiada pela rea­lização da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. “A manifestação de fé nesse perío­do foi grandiosa. Até hoje nós ouvimos, com grande saudade e alegria, da parte de todos os que se envolveram, um bonito testemunho de fé”, celebrou o bispo.
Neste ano, foram realizados diversos eventos na arquidioce­se, entre eles: Caminhos de Luz, celebrada no dia 2 de fevereiro, na Festa da Apresentação do Senhor, quando fiéis com velas acesas subiram as escadarias do Santuário da Penha; manhã ecumênica na arquidiocese, que reforçou o diálogo ecumê­nico despertado no concílio, e o Simpósio Teológico, realizado no Colégio São Bento. Aconte­ceram também eventos ligados ao Ano da Fé, na PUC-Rio, em paróquias, comunidades etc.
“Foram momentos muito bonitos e significativos. Foi um período bastante enriquecedor. Ao longo do ano, no jornal “Testemunho de Fé”, o professor das Escolas de Fé e Catequese Mater Eccesiae e Luz e Vida, padre Vitor Gino Finelon, nos auxiliou bastante, com textos e reflexões sobre a nossa doutri­na e fé. Nossa ideia é elaborar um livrinho catequético para ajudar ainda mais os fiéis nessa boa formação”, disse Dom Luiz.
CLÁUDIA BRITO DE ALBUQUERQUE E SÁ

COLABORAÇÃO: TERESA FERNANDES E RAQUEL ARAUJO – WEBTV REDENTOR
Caminhos de Luz, celebrado no dia 2 de fevereiro, no Santuário da Penha

Foto: Carlos Moioli