segunda-feira, 4 de novembro de 2013

“Confiando em tua Palavra, lançarei as redes”

Motivados por este lema de Lucas 5,1-11, nós, Paróquia Sagrada Família, na Saúde, e tantos irmãos de fé, discípulos­-missionários, chegamos de muitos lugares de nossa Ar­quidiocese do Rio, de outras Dioceses do Regional Leste 1 e da Igreja irmã presente em Pa­rintis (AM), para responder ao convite missionário de avançar para águas profundas, lançar as redes, puxá-las comunitaria­mente e pescar gente. Traduzi­mos uma fé viva e amadurecida no amor aos irmãos, na missão.
A missão popular na Pa­róquia Sagrada Família foi um belo testemunho da ge­nerosidade de Deus em nossa vida paroquial: desde a etapa de preparação, com o projeto “Deus habita nosso bairro”, até a sua realização (nos dias 26 e 27 de outubro) e agora, com o apelo da continuidade, senti­mos a mão condutora de Jesus, o Bom Pastor, que cuida da vida de seu povo.
Toda programação foi vivida intensamente: formação missio­nária, envio missionário, missas, momento mariano, Terço da Mi­sericórdia, ação social do Cristo Redentor, Circo da Misericórdia com as crianças, exposição “Todos somos missionários” da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), caminhada missionária, casas de apoio da missão, partilha no café da manhã e no almoço.
O bairro da Saúde foi divi­dido em doze setores missioná­rios, que receberam as equipes para visitação de mais de 800 casas. Acolher e deixar-se aco­lher é evangelizar.
Agradecemos a todas as pes­soas que nos ajudaram a ‘puxar as redes’ para que nada se perca entre nós: missionários, mem­bros do Conselho Missionário Regional e do Conselho Missio­nário Diocesano, Rádio Catedral, jornal Testemunho de Fé, Vica­riato Urbano, Conselho Pastoral Paroquial. Também as equipes de preparação, de cozinha, de liturgia, de adoração, de música e de decoração; a Fundação Darcy Vargas, as Comunidades de Vida e de Aliança; os seminaristas e religiosas; AIS, Serra Clube, Ação Social do Cristo Redentor com suas parcerias; e os colabo­radores comerciais e pessoais. A todos, nosso carinho fraterno e cordial afeto aos jovens que se fi­zeram generosamente presentes e comprometidos.
Destaco, ainda, a presença dos padres Licinho, Francisco, Leandro Nunes, João Carlos e Le­andro Raveira. E a nossa alegria de sentir que fomos confirmados na missão com a presença de nosso pastor Dom Orani João Tempesta e de seus bispos auxi­liares Dom Roque Costa Souza e Dom Paulo Cezar Costa.
Bom Deus, obrigado pela ale­gria missionária! Mantenha-nos de olhos fixos no Seu Filho Jesus, Missionário do Reino. Que cami­nhe conosco a Virgem Aparecida, estrela da evangelização. Que sejamos um, na comunhão, para que todos creiam que a “esperan­ça não decepciona” (cf. Rm 5,5).
PADRE LUÍS MAURÍCIO TELLES DA SILVA
PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA, NA SAÚDE
Foto: Carlos Moioli