sábado, 5 de outubro de 2013

Simpósio Bíblico “Annus Fidei” acontece no Rio

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, encerrou o Simpósio Bíblico Arquidiocesano Ano da Fé, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro, no Seminário São José. O seminário teve como objetivo refletir sobre a relação entre a fé e a Sagrada Escritura.
 O evento contou com a pre­sença dos bispos auxiliares Dom Nelson Francelino Ferreira e Dom Roque Costa Souza e de diversos sacerdotes, entre eles os padres Luis Henrique Eloy e Silva (Pontifício Instituto Bíblico), Fábio Siqueira, Célio Calixto e Paulo Romão. Além da partici­pação do Instituto Superior de Teologia, Faculdade São Bento e Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos.
Os conferencistas trouxe­ram como tema “A fé no Antigo Testamento”, identificando-a como uma atitude de fidelidade e constância, baseada na teologia veterotestamentária, que tinha como plano de fundo a ideia de que seriam abençoados se fos­sem fiéis ao Senhor.
Em seguida, falou-se da fé no Evangelho de São João, que não aparece no texto como substan­tivo, mas como verbo (crer, eu creio), e nesse sentido mostra­-se como atitude daqueles que seguem e que amam a Deus, buscando-O em cada momento de sua vida. A atitude de crer em Deus que modifica o interior do homem, o seu olhar e as suas atitudes, provocando uma con­versão, que atrai para Deus pelo testemunho.
No terceiro dia, foi realiza­do um painel falando sobre a vivência e o anúncio da palavra na liturgia, identificando que a Sagrada Escritura tem um papel central nos atos litúrgi­cos, conduzindo até Cristo. A vivência e anúncio da palavra aos jovens, que são chamados a serem propagadores da boa nova, como foram os missio­nários dos primeiros séculos, sobretudo neste ano da Jor­nada Mundial da Juventude Rio2013.
DA REDAÇÃO

COLABORAÇÃO: SEMINARISTA JOÃO GABRIEL
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA