terça-feira, 8 de outubro de 2013

João XXIII e João Paulo II serão canonizados em 27 de abril de 2014

O Papa Francisco presidiu na manhã do dia 30 de setembro, às 10h, no Vaticano, um Consistório ordinário público com os cardeais presentes em Roma (foto), para aprovar as causas de canonizações de João Paulo II e João XXIII. Foi estabelecido que as canonizações serão realiza­das no dia 27 de abril de 2014. Será o Domingo da Divina Misericórdia, celebração instituída por João Paulo II e na véspera da qual ele próprio faleceu, em 2005.
João Paulo II foi proclamado beato por Bento XVI a 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro. A Igreja celebra a memória litúrgica de João Paulo II a 22 de outubro, data do início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa. João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II, a 3 de setembro de 2000. A sua celebração litúrgica é em 11 de outubro, data da abertura do Concílio Vaticano II, por ele convocado.
O último Consistório público ordinário aconteceu em 11 de fevereiro passado. Foi nessa ocasião que Bento XVI anunciou a sua renúncia ao pontificado.

TEXTO E FOTO: RÁDIO VATICANO