quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Evangelização consagrada a Nossa Senhora de Fátima


No dia em que a Igreja ce­lebrou a última aparição de Nossa Senhora de Fátima, 13 de outubro, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, em unidade com o Papa Francisco, consagrou a evangelização e a humanidade a Nossa Senhora de Fátima. A oração foi reali­zada no Santuário a Ela dedi­cado, na réplica da Capela das Aparições, no Recreio dos Ban­deirantes, ao final da missa de despedida dos símbolos da JMJ e da relíquia de João Paulo II.
“Lançamos nesse dia a mis­são evangelizadora por meio das mãos de Maria para darmos continuidade à JMJ Rio2013. Agradecemos pelos belos si­nais que vivemos e nos unimos ainda mais para testemunhar a alegria de ser missionário”, disse o arcebispo.
Dom Orani lembrou que, no Vaticano, se celebrava a Jornada Mariana do Ano da Fé com a presença da imagem original de Nossa Senhora de Fátima. Informou aos fiéis que o Rio de Janeiro recebeu uma réplica dessa imagem para peregrinar pela Arquidiocese, pelo Brasil e pela América Latina, fazendo parte da programação oficial da celebração do centenário da aparição da Virgem em Fátima.
Diante da imagem, o arce­bispo repetiu a oração de consa­gração feita pelo Papa Francisco na manhã deste domingo, no Vaticano, na qual consagrou o mundo e a humanidade aflita e ferida pelo pecado.
Após a oração, a imagem foi entregue ao padre Sidney Guimarães, administrador pa­roquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Paciên­cia, a primeira comunidade no roteiro da peregrinação.
“Para mim foi uma grande surpresa e uma grande alegria sermos os primeiros a receber a imagem peregrina. Receber a mãe, na casa que é dela, tem um significado todo especial e nós estamos muito gratos à Arqui­diocese do Rio de Janeiro. Será uma grande jornada dos filhos e filhas de Deus que honram a mãe de Deus, Senhora de Fáti­ma”, contou o sacerdote.
A imagem foi recebida pela comunidade paroquial às 17h, para a celebração da última aparição de Fátima, e perma­nece na igreja por um dia. A agenda da peregrinação pela Arquidiocese do Rio ainda não foi divulgada.
ANDRÉIA GRIPP

andreiagripp@testemunhodefe.com.br

Foto: Gustavo de Oliveira