segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cristo Redentor: 82 anos de pioneirismo

O monumento do Cristo Redentor completou 82 anos no dia 12 de outubro. Diversos eventos foram realizados para celebrar o aniversário do principal símbolo da cidade. No dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, aconteceram no Santuário do Cristo Redentor uma Alvorada festiva seguida de missa, e na Casa Maternal Mello Mattos foi realizada uma ação social. Na véspera, 11, foi lançada a Central Digital de Informações do Cristo Redentor.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, presidiu a missa em ação de graças pelo aniversário de 82 anos do monumento, na manhã do dia 12. Neste mesmo dia, a comemoração também aconteceu de forma solidária. O projeto Ação de Amor do Cristo Redentor foi realizado na Casa Maternal Mello Mattos, entre 10h e 14h.
Foram oferecidas à comunidade atividades voltadas para a promoção da saúde, atividades recreativas, culturais e educativas. Cerca de 430 crianças participaram do evento, que realizou mais de 850 atendimentos, em diferentes serviços, como escovodromo, orientação nutricional, fonoaudiologia e oftalmologia.
Por meio de parceria com entidades públicas e privadas, foi possível atualizar a carteira de vacinação das crianças. As oficinas de grupo, como palestra para pais, teatro e oficina literária, aconteceram simultaneamente aos atendimentos individuais.
Na instituição, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu às 12h um momento de oração mariana, e as crianças da casa fizeram a coroação de Nossa Senhora. A celebração contou com a participação do vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, do reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar raposo, das irmãs da congregação das Carmelitas Servas dos Pobres, que administram a escola, e da comunidade presente.
“Essa ação social foi algo providencial, um carinho de Deus muito grande, em função do momento difícil que a casa está passando. Vimos a mão de Deus tocar essa casa e dizer: ‘Eu quero essa obra’. Essa é a certeza que eu tenho por toda a alegria gerada por esse evento, pela generosidade de tantos voluntários, de todos que trabalharam e a resposta dos pais. Foi um momento único na história dessa instituição, algo divino”, afirmou, Irmã Márcia do Imaculado Coração de Maria.

Tecnologia a serviço da evangelização
A primeira Central Digital de Informações do Cristo Redentor foi instalada no dia 11 de outubro, no santuário. A inovação é a primeira melhoria do recém-lançado Programa de Empresas Apoiadoras do Cristo Redentor.
“Agradeço aos parceiros que tornaram isso possível. Temos agora a oportunidade de utilizar esse sistema interativo, que permite ter informações sobre tudo o que é visto daqui de cima, além de informações sobre o Rio de Janeiro e sobre o Brasil”, afirmou Dom Orani.
A Central consiste em cinco painéis digitais dispostos em pontos estratégicos do platô do monumento. A conclusão do projeto com a instalação de todos os equipamentos será concluída até o final deste ano.
“Historicamente o Cristo Redentor tem sido palco de inovações e grandes acontecimentos. Hoje vivemos mais um momento histórico. Queremos dizer que o Rio é encantador, que o Cristo merece o melhor, e que essa tecnologia está a serviço da evangelização”, afirmou padre Omar.

Cada central possui quatro temas, disponíveis para interação, com imagens, vídeos e textos, são eles:
PAISAGEM INTERATIVA
Aqui, o visitante escolhe na tela o lugar mais bonito da paisagem e desvenda fotos, vídeos e informações.
CRISTO, O MONUMENTO
Neste tema, o visitante poderá conhecer as informações e curiosidades sobre a época da construção do Cristo Redentor.
 TURISMO NO BRASIL
Será possível conhecer a diversidade de pontos turísticos e a cultura do Brasil.
TURISMO RELIGIOSO
Apresenta uma passagem pelas principais igrejas da região, e recorda as emoções da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Cláudia Brito de Albuquerque e Sá
Colaboração: Andréia Gripp e Assessoria de Comunicação do Cristo Redentor
Fotos: Gustavo de Oliveira