sábado, 19 de outubro de 2013

Animação Missionária

A 1ª Manhã de Animação Missionária da Arquidiocese do Rio acontecerá no dia 19 de outubro, a partir das 8h, na Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio. O arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá, às 9h, a missa, que será transmitida pela Rádio Catedral FM 106,7 e RedeVida de Televisão.
No encontro, animado pela Comunidade do Caos à Glória, haverá partilhas e testemunhos. Estão previstas as presenças dos padres Francisco Dinelly, vigário geral da Diocese de Parintins (AM), e Geraldo Dondici, da Ar­quidiocese de Juiz de Fora (MG).
“Esperamos que seja um momento significativo para a caminhada missionária de toda a diocese, e para que cada vez mais pessoas possam vi­ver a vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo”, afirmou o coordenador da Co­missão Missionária Diocesana (Comidi), padre Ludendorff Cohen Couto (Licinho).

“Juventude em Missão”
Este é o tema da campanha deste ano, promovida pelas Pon­tifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil. O objetivo é chamar a atenção dos cristãos para seu compromisso com a missão universal da Igreja, durante o mês missionário celebrado em outubro.
O lema, tirado do profeta Jeremias, “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), recorda que Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os po­vos. O Secretário Nacional da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, lançou aos jovens brasileiros o convite a uma maior participação nas atividades missionárias.
Por ocasião da campanha, foram distribuídos subsídios a todas as dioceses e prelazias do Brasil. Também está disponível no site do organismo uma série de propostas digitais e vídeos preparados pelos responsáveis nacionais da POM. Os vídeos po­dem ser vistos ainda em outras redes sociais. Há material gráfico para baixar, como cartazes, folhe­tos e orações.

NOVENA MISSIONÁRIA
O livrinho da Novena oferece 60 páginas de conteúdo. Para cada dia, o texto apresenta: 1) breve leitura sobre a realidade, 2) iluminação a partir da Palavra de Deus, 3) testemunho de jovens missionários, 4) reflexões, 5) orações e 6) convite ao compro­misso. O objetivo é criar comu­nhão com os diversos aspectos da Missão e incentivar para o compromisso. A Novena pode ser feita pelos grupos de refle­xão, grupos de rua, nas casas de família, comunidades ou escolas.
Pelo quarto ano consecutivo, a Novena vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos de jovens mis­sionários atuando em diversas frentes.

Cláudia Brito de Albuquerque e Sá e Pontifícias Obras Missionárias
Foto: Divulgação