terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Herança do Sagrado: 80 mil visitantes

Sucesso da mostra durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) faz Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) receber duas grandes exposições em 2014
Foto: Divulgação
Terminou domingo, dia 13 de outubro, a exposição A Herança do Sagrado: Obras-primas do Vaticano e de Museus Italianos, que esteve no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) desde a Jornada Mundial de Juventude. Segundo informações da administração do museu, até o início deste mês, quase 80 mil pessoas haviam percorrido a mostra, com destaque para a primeira semana, que foi a de maior visitação.
“Essa exposição é uma das maiores realizadas no Rio de Janeiro nos últimos dez anos. A qualidade das obras, dos artistas, desse pensamento curatorial, é um dos maiores acontecimentos da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou a dire­tora do MNBA, Mônica Xexéo. Segundo ela, o sucesso da mostra foi tamanho que o museu retornou ao circuito inter­nacional de exposições e receberá, em 2014, duas grandes mostras vindas da Europa. “A realização dessa exposição, no âmbito dos eventos culturais da JMJ, proporcionou ao museu retornar a um circuito internacional de exposições. Em 2014, receberemos duas grandes mos­tras, que ainda não posso anunciar por questões de patrocínio e tudo o mais. Serão no segundo semestre, após a Copa do Mundo”, contou.
Com curadoria de Giovanni Morello, pesquisador que trabalhou na Biblio­teca Vaticana durante trinta anos, a exposição reúne 106 obras, boa parte delas de Leonardo Da Vinci, Michelan­gelo, Ticiano, Caravaggio e Bernini. Este foi o principal projeto cultural da JMJ e se dividia em quatro módulos temáticos: episódios da vida de Cristo; a missão e a vocação dos apóstolos Pedro e Paulo; as representações de Maria, e a vida dos santos.
A primeira exposição a ocorrer em Jornadas foi em 1993. Desde então, o Vaticano envia obras de arte e peças sacras aos países sedes do evento. “Durante muitos anos, possivelmente, não teremos uma exposição com esta qualidade. Ela reúne um conjunto ex­tremamente singular de artistas impor­tantes da arte internacional”, constatou a diretora do museu.
A mostra foi uma realização do Pontifício Conselho para os Leigos, do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, e da Fundação João Paulo II para a Juventu­de. A estes se juntou o Governo Fede­ral, por meio do Instituto Brasileiro de Museus e do Museu Nacional de Belas Artes, contando com o apoio do Minis­tério da Cultura.
NATHALIA CARDOSO
nathalia@testemunhodefe.com.br