quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vida orante pelo celular

No Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a uma maior atenção à Sagrada Escritura, o que não significa dizer que nos outros meses devemos deixar de fazê-la. Para facilitar a leitura e a reflexão da Palavra de Deus diariamente, foram desenvolvidos diversos aplicativos (programas instalados em celulares ou computadores). É o caso, por exemplo, do acesso a leituras bíblicas pelo celular.
Adepto aos benefícios proporcionados pelas no­vas tecnologias, monsenhor Sérgio Costa Couto, reitor da Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na Glória, utiliza o celular para leituras, orações e para rezar a Liturgia das Horas.
“Hoje em dia rezo toda a Liturgia das Horas pelo celular, porque está sempre no bolso e tenho sempre à disposição. Essa é minha fer­ramenta principal enquanto leitura para uso espiritual”, afirmou o monsenhor, que passou a desfrutar dos apli­cativos através do conselho de paroquianos.
O religioso, por vezes, em suas homilias, dá orientações, divulga sites e palestras que estão disponíveis para serem baixadas no celular. Ele aler­ta, entretanto, para o cuidado que se deve ter com a origem do conteúdo.
“Em vários momentos podemos nos alimentar da Palavra de Deus, do ma­gistério da Igreja e de bons ensinamentos. O importante é sempre escolher bem, com fidelidade à Igreja, e manten­do nossa vida de oração sadia. Por isso é necessário que haja esse direcionamento para o bem e para a maior glória de Deus, pois, como tudo que é humano, pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal”, enfatizou.
Com a Bíblia gravada em seu celular e detentor de um acervo de aproximadamente cem palestras do Papa emé­rito Bento XVI, entre audiên­cias e homilias, monsenhor Sérgio destacou que com a praticidade dos dispositivos móveis ficou mais fácil a lei­tura diária da Bíblia.
“A oração não deve ser mais um peso que colocamos em nossa vida, mas, ao con­trário, é a nossa própria vida que deve ser alimentada pela oração. Em nossos desloca­mentos, devemos procurar manter sempre esta presença de Deus. Os celulares pos­suem aplicativos cada vez mais desenvolvidos e, graças a Deus, os católicos estão cor­rendo atrás desses elementos que possam conter orações”, disse monsenhor.

CONSEGUI TORNAR DIÁRIA A LEITURA DO EVANGELHO
A jovem Daniela Paiva, da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Praça Seca, é exemplo de como o celular pode auxiliar na vida espiritual do cristão católico. Ela usa aplicativos para leitu­ra diária da liturgia, e acredita que essa é uma das formas de estar em união com Deus e a Igreja.
“Com a Liturgia Diária consigo estar em unidade com a Igreja, pois desde que baixei o aplicativo consegui tornar efetivamente diária a prática da leitura do Evan­gelho. Além dessa bênção, tem também o Santo do Dia, algo que para mim é extre­mamente enriquecedor e incentivador, pois conhecer essas histórias e belíssimos exemplos de vida me inspira na busca da vivência cristã e na busca pela santidade em minha caminhada”, contou.
A praticidade dessa tecno­logia, que permite uma vida orante em qualquer momento e lugar, incentiva um contato mais diário com Deus.
“Através dessa bênção em nossas mãos podemos ter conosco a Pala­vra de Deus a todo momento, e nos encher da Boa Nova para anunciá­-la. Recomendo a todos que querem crescer espiritualmente e conhecer a fé a qual professamos”, indicou a jovem Daniela.

BRUNO TORTORELLA
FOTO: MONTAGEM