quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Servos de corações inquietos

Cerca de 15 profissionais de saúde provenientes de diversas dioceses do Brasil participarão da terceira edição da “Revoada Missionária”, na Ilha de Marajó, no Estado do Pará. Os voluntários irão desenvolver junto aos carentes um trabalho de evangelização e de atendimentos clínicos.


A “Revoada Missionária” é um trabalho desenvolvido por médicos, assistentes sociais, dentistas, fisioterapeutas e en­fermeiros, ligados à Renovação Carismática Católica (RCC), alguns atuantes em ministérios da Igreja, que doam suas férias para a assistência dos povos ribeirinhos, na Ilha de Marajó (PA). A missão, que acontecerá no município de Breves, entre os dias 18 e 30 de setembro, conta com seis representantes do Esta­do do Rio de Janeiro, sendo dois da cidade do Rio Janeiro e quatro de Niterói. O grupo já se organi­za para uma missão na Amazônia que ocorrerá em novembro.
A primeira missão, em janei­ro de 2010, contou com a parti­cipação de três pessoas, subindo para um número de nove, em sua segunda edição, em março de 2012. Os próprios missionários custeam as suas passagens.
Eles são acolhidos na casa de missão da RCC e seguem uma programação diária. Pela manhã é feita uma celebração da palavra. Em seguida, a comunidade par­ticipa de palestras e é atendida pelos profissionais de saúde.
“Enquanto um enfermeiro faz um curativo, também fala do amor de Deus. Costumo dizer que somos servos de corações inquietos, pois queremos sem­pre ir ao encontro do outro, es­tando onde ninguém está. Nossa missão é levar o profissional, que é um discípulo missionário, a cuidar e a evangelizar quem precisa”, explicou a enfermeira e coordenadora estadual do Mi­nistério da Promoção Humana da RCC, no Rio, Andréa Marcílio Soares.
Mãe de três filhos, Andréia participa da missão desde o seu início, há cinco anos, junto com seu marido Carlos Alexandre Anavante.
“Encontramos muita pobre­za. Às vezes as crianças vão para a escola e dizem ao professor: ‘tenho fome’. Em alguns casos, ao entrar nas casas para evangelizar encontramos crianças famintas, pessoas com febre, problemas dentários e com desnutrição”, relatou.

ENVIO
Os missionários participarão de uma missa de envio, no dia 7 de setembro, às 9h, na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Bonsucesso. A celebração será presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Neste mesmo dia será inaugura­do um centro social da paróquia local. A igreja está localizada na Rua General Galiene, 122.

DOAÇÕES
Devido à dificuldade de transporte, a coleta das doações é feita em dinheiro e pode ser realizada por depósito bancário (agência: 6990-6 – conta corren­te: 7000-9). O comprovante do depósito deverá ser enviado para o email escritoriorccrj@gmail. com ou andreamarcilio@ig.com. br, a fim de que as doações sejam identificadas e encaminhadas para a missão na Ilha de Marajó.

IGOR MARQUES

FOTOS: ARQUIVO RCC