quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Rainha da Amazônia visitará o Rio


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Estado do Pará, chegará ao Rio no dia 6 de setembro. Dentre os eventos programados para a visita está um minicírio, que acontecerá no último dia da visita, 8 de setembro, domingo, às 17h, na Paróquia Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, em Acari.
O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, cele­brará a Santa Missa, e a can­tora Elba Ramalho cantará em homenagem a Nossa Senhora.
O pároco Nixon Bezerra lembrou que desde a primeira vez que a imagem peregrina veio ao Rio, em 2009, a paró­quia foi escolhida para concluir as atividades da visita com um minicírio. A procissão começa na Avenida Brasil e segue até a rua da igreja, que está locali­zada na Rua Guaiuba, 130. “A cada ano o número de fiéis na procissão cresce mais. Sempre é uma grande expectativa, por­que é uma festa muito bonita”, disse ele.

CÍRIO DE NAZARÉ: 220 ANOS DE HISTÓRIA
No dia 8 de setembro de 1793 teve início, na ci­dade de Belém, o Círio de Naza­ré, procissão com percurso de 3,6 km, que atualmente acontece no segundo domingo de outubro e reúne mais de dois milhões de fiéis a cada ano.
Os fiéis saem da Catedral de Belém e seguem até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração durante 15 dias. Este período é chamado de Qua­dra Nazarena. Durante e após a procissão, os fiéis demonstram sua devoção de diversas formas, e aproveitam para pagar promes­sas em agradecimento às graças recebidas.
Devido à grandiosidade do Círio, que aumentava a cada ano o número de fiéis, a Virgem de Na­zaré foi proclamada padroeira do Pará, em 15 de dezembro de 1971.
Por sua grandiosidade, em setembro de 2004, o Círio de Belém foi registrado pelo Insti­tuto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial.

NATHALIA CARDOSO

FONTE: WWW.CIRIODENAZARE.COM.BR
FOTO: CARLOS MOIOLI