terça-feira, 24 de setembro de 2013

CONAE 2014


A Conae, iniciativa do governo federal instaurada em 2010, com etapas prévias municipal e estadual, e realização prevista a cada quatro anos, é uma tentativa de democratizar a participação da população nas elaborações de políticas e decisões em torno da educação brasileira.
 A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Regional Leste 1 da CNBB participaram ativamente da Conferência Municipal de Educação, nos dias 3 e 4 de agosto de 2013, no Ciep Tancredo Neves, no bairro da Glória. Além da participação de Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo referencial da Pastoral da Educação, participaram, representando a Arquidiocese do Rio, a professora Ediléa Santos, os professores Hélcio França Alvim Filho e Sérgio Maia, delegado indicado da CNBB para a etapa nacional, referendando a sua indicação nas etapas municipal e estadual como pede o estatuto da Conferência Nacional de Educação (Conae).
Após a Conferência Municipal, movido pela intenção de participar de modo mais orgânico deste processo tão importante, Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e responsável pela Educação no Regional Leste 1 (dioceses do RJ) da CNBB, organizou um grupo de reflexão com educadores, especialmente convidados, para ajudar a pensar a educação no Brasil e, prioritariamente, organizar a Arquidiocese do Rio e o Regional da CNBB para as etapas estadual e nacional da II Conae 2014, em fevereiro de 2014, em Brasília.
Nas várias reuniões realizadas, houve uma reflexão exaustiva do texto-referência da Conae 2014. Os participantes da arquidiocese e da CNBB na Conae municipal avaliaram a sua participação e indicaram pistas de reflexão e de encaminhamentos para a Conae estadual.
Estas pistas e encaminhamentos foram organizados e se transformaram numa Carta Aberta do Regional Leste 1 da CNBB para os participantes da Conferência Estadual de Educação – Conaerj – a ser realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2013 no Colégio Pedro II, unidade São Cristóvão.
Esta Carta Aberta é um posicionamento da Pastoral da Educação sobre as várias questões envolvendo a Educação, apresentadas no documento referência da Conae 2014.
A versão original, construída pelo grupo de educadores, convidados, será publicada na sua íntegra. Após a sua publicação, serão recebidas e incorporadas as contribuições vindas de vários segmentos da sociedade, até ser publicado o documento final a ser levado para a II Conferência Nacional de Educação nos dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
O nosso legítimo anseio por participação e decisão traduz a visão política que temos da pessoa humana, capaz de tomar decisões maduras sobre si mesmas e a coletividade. Defendemos a concepção de que devemos ser sujeitos de nossa história e não objetos das vontades alheias.
PROFESSOR SÉRGIO MARIA
COORDENADOR DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO DO REGIONAL LESTE 1 DA CNBB