sábado, 28 de setembro de 2013

Cardeal Rilko: “Muito obrigado pela JMJ Rio2013”

Foto: Gustavo de Oliveira
O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rilko, enviou, dia 18 de setembro, uma carta de agra­decimento ao arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelo bom êxito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.
No documento, o cardeal diz que “todo o imenso esforço de tan­tos que trabalharam pela realização da JMJ Rio2013 culminou com um evento maravilhoso, no qual emergiram algumas das mais belas características da ‘brava gente brasi­leira’: o espírito de acolhimento, sua capacidade de fazer festa e sua dis­ponibilidade ao serviço generoso”.
No mesmo dia, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Ray­mundo Damasceno Assis, recebeu uma outra carta de agradecimento pelo trabalho desenvolvido na pre­paração e realização da Jornada.
Confira a íntegra da carta envia­da ao arcebispo do Rio:

A Sua Excelência Reverendíssima
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro
BRASIL

Vaticano, 18 de setembro de 2013
Excelência Reverendíssima,
Dois meses após a belíssima experiência da Jornada Mundial da Juventude, escrevemos-lhes mais uma vez para agradecer de coração pelo imenso dom que a Arquidiocese do Rio de Janeiro fez à Igreja e aos jovens do mundo inteiro.
Todo o imenso esforço de tantos que trabalharam pela realização da JMJ 2013 culminou com um evento maravilhoso, no qual emergiram algumas das mais belas características da “brava gente brasileira”: o espírito de acolhimento, sua capacidade de fazer festa e sua dispo­nibilidade ao serviço generoso, que nos faz bem esperar quanto à frutuosidade da resposta ao mandato missionário. Ao bom êxito do evento uma contribuição extremamente significativa foi dada pelo belíssimo panorama da cidade maravilhosa, dominado pela estátua do Cristo Redentor. Do alto do Corcovado, ela era ponto de referência seguro em todos os momentos da Jornada.
Pedimos-lhe, Excelência, que transmita a todos aqueles que colaboraram na realização da Jornada Mundial da Ju­ventude 2013, o nosso “muito obrigado” e que lhes assegure da nossa oração. Foram muitos aqueles que se doaram generosamente neste trabalho. Não podemos deixar de mencionar, porém, seus bispos auxiliares, dentre os quais Dom Paulo Costa, Dom Antonio Augusto e Dom Roque Souza, bem como ao Mons. Joel Amado, que coordenou os trabalhos do COL.
Permanecemos unidos em oração para que a semea­dura evangélica realizada nos inesquecíveis dias da JMJ Rio 2013 produza abundantes frutos de maturidade cristã na vida de tantos jovens.
Cordiais saudações em Cristo,

Josef Clemens (Secretário)

Stanislaw Card. Rylko (Presidente)