sexta-feira, 2 de agosto de 2013

“Nunca percamos a esperança!”

Foto: Marcelo Camargo/ABR
O helicóptero que trouxe o Papa Francisco do Rio pousou às 10h13 no heliporto do Santuário Nacional, em Aparecida (SP). O primeiro a cumprimentar o Papa Francisco foi o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Acompanhavam o Santo Padre em sua comitiva, o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. O Papa subiu no papamóvel aberto. Uma multidão de fiéis acompanhou o trajeto no pátio da Basílica, acenando bandeiras e gritando o seu nome. No caminho, a seu pedido, o papamóvel parou várias vezes, onde beijou e abençou crianças.
Depois de passar pelo povo, Papa Francisco se dirigiu para o interior da Basílica, onde visitou a Capela dos Apóstolos, localizada atrás do nicho de Nossa Senhora Aparecida. No local, fez uma oração.

 Na missa, em sua mensagem ao povo brasi­leiro no Santuário Nacional de Aparecida, o Papa Francisco convidou os fiéis a conservar a esperan­ça, confiar na surpresa de Deus e viver na alegria.
No início da celebração, o Cardeal Dom Ray­mundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dirigiu algumas palavras ao Papa.
“Peço a Nossa Senhora, em nome do povo brasileiro, que acompanhe e abençoe o vosso ministério. Mas desejamos também que o pensa­mento, o afeto, e, sobretudo, as orações do Papa acompanhem a grande nação brasileira, para que, justa e fraterna, se desenvolva na paz”, disse.
ESPERANÇA, ALEGRIA E CONFIANÇA
Diante dos fiéis no interior da Basílica e mais uma multidão de peregrinos que o acompanha­vam do lado de fora pelos telões, o Pontífice falou sobre esperança, alegria e confiança em Deus.
No início da homilia, Papa Francisco demons­trou sua alegria em poder celebrar junto à Mãe Aparecida, especialmente por poder indicar ao seu cuidado maternal os jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
O Santo Padre lembrou ainda a visita que fez ao santuário seis anos atrás durante a 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Desse momento, o Papa recordou como os bispos trabalharam ardorosamente pela evangelização.
A ALEGRIA DO CRISTÃO
Continuando sua exortação, o Pontífice falou de três posturas que devem conduzir o povo na caminhada cristã: “conservar a esperança; deixar­-se surpreender por Deus; viver na alegria”.
“Nunca percamos a esperança! Nunca dei­xemos que ela se apague nos nossos corações!”, disse o Papa.
Francisco enfatizou que um cristão “nunca está triste” porque Deus o acompanha e também porque ele tem uma Mãe que “sempre intercede pela vida dos seus filhos” (leia a homilia completa na página ao lado).
Foto: Comunicação JMJ Rio2013
“REZEM POR MIM”
Após a celebração, o Pontífice seguiu para a Tribuna Papa Bento XVI, para abençoar o povo que o esperava do lado de fora.
Mesmo embaixo de chuva, os devotos não desis­tiram de esperar para ouvir as palavras do Pontífice que, em tom descontraído, começou dizendo que não fala “brasileiro”, levando sorriso ao rosto dos fiéis.
“Muito obrigado por estarem aqui, de todo o meu coração. Peço a Virgem de Aparecida que lhes abençoe, abençoe sua família, seus filhos, seus pais e a toda a pátria”, desejou o Santo Padre.
Em seguida, perguntou: “Uma mãe se esquece de seus filhos? Não, Ela não se esquece de nós”. E com a imagem da santa nas mãos, abençoou o povo.
O Pontífice também manifestou o desejo de voltar ao Santuário Nacional em 2017 para a celebração do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil.
“Peço-vos um favor, um ‘jeitinho’: rezem por mim, eu preciso. Que Deus vos abençoe. Que Nossa Senhora de Aparecida cuide de vós e, até 2017, porque vou voltar”, anunciou.
Antes de retornar para o Rio, o Papa e sua comitiva almoçaram no Seminário Bom Jesus. Ao sair no papamóvel, Francisco quebrou o protocolo e desceu do veículo, beijando crianças pelo caminho.

Leia a homilia da Santa Missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida emhttp://bit.ly/135AIjq
PORTAL A12