quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Inclusão digital


Pastoral do Menor inaugura novo polo digital no Mandela II

O bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza abençoou, no dia 14 de agosto, as instalações da Casa Rio Digital (CRD) Papa Francis­co, localizada na Capela de São Miguel Arcanjo, no Mandela II, Complexo de Manguinhos. O projeto, que tem o objetivo de fa­zer a inclusão digital de crianças e jovens, é o 25º polo da Pastoral do Menor e a quinta escola em parceria com a Secretaria Mu­nicipal de Ciência e Tecnologia.
Segundo Dom Roque, o polo digital tem como objetivo ofere­cer uma ampla formação, para que os jovens possam utilizar bem a tecnologia e experimentar uma motivação vocacional.
“Esse projeto social pretende oferecer uma proposta de vida para a juventude e ser um des­pertar de dons. Os jovens serão acompanhados por monitores, que com uma didática própria levarão os alunos a uma desco­berta de seu papel na sociedade”, afirmou o bispo.
Entre os presentes, estavam: o vigário episcopal para a Ca­ridade Social, cônego Manuel Manangão, o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alex Siqueira, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, e os membros da Pastoral do Menor: o assistente eclesiástico padre Aldo de Souto Santos, o coordenador Romeu Côrtes Domingues e a conselhei­ra Cristina Sá.
A assistente social da Pastoral do Menor, Elida Maria Gabriela da Silva, que é a técnica respon­sável pelo programa de inclusão digital, destacou que as casas digitais inauguradas anterior­mente não receberam um nome específico, e esta teve o dife­rencial de homenagear o Santo Padre, em vista de sua recente visita à cidade.
Na CRD, que funcionará de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, serão oferecidos cursos de alfabetiza­ção digital e de informática. A capela, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Inhaúma, está localizada na Rua 20, quadra 22. As inscrições poderão ser feitas no local.

CLÁUDIA BRITO DE ALBUQUERQUE E SÁ
COLABORAÇÃO: CARLOS MOIOLI E MARCYLENE CAPPER
FOTOS: GUSTAVO DE OLIVEIRA