segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco está a caminho da JMJ

O Papa Francisco partiu com destino ao Rio de Janeiro às 8h45 (horário italiano) a bordo de um Airbus A330 da Alitália, vôo AZ4000. Cento e cinco pessoas acompanham o Papa Francisco no vôo, incluindo a delegação da Santa Sé e jornalistas.
A delegação papal é formada por três Cardeais, um Bispo, seis Sacerdotes e 18 leigos, tendo a frente o Cardeal Secretário de Estado Francisco Bertone. Os outros Cardeais que acompanham Francisco são: o Prefeito da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet e o brasileiro João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica. O único Bispo presente é Dom Giovanni Angelo Becciu, Substituto da Secretaria de Estado. 
Entre os sacerdotes está o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Guido Marini, o Secretário Particular do Papa, Alfred Xuereb, o Oficial da Secretaria de Estado, Pe. Bruno Lins e o Cerimoniário Pontifício, Pe. Konrad Krajewski.
A relação com os jornalistas durante o vôo estará a cargo do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Também estão presentes no vôo o Diretor do L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, o Diretor do Centro Televisivo Vaticano, Padre Dario Edoardo Viganò, o médico do Papa, Dr. Patrizio Polisca e o Diretor dos Serviços de Saúde da Cidade Estado do Vaticano, Sandro Mariotti.
Acompanham ainda um fotógrafo do L'Osservatore Romano, dois técnicos da Rádio Vaticano, dois operadores do Centro Televisivo Vaticano e um funcionário da Sala de Imprensa da Santa Sé.
São 68 os jornalistas credenciados que viajam no mesmo vôo do Papa Francisco. Destes, 20 são italianos e 4 da mídia vaticana. Os outros jornalistas representam os mais importantes meios de comunicação mundiais. Também estarão presentes quatro repórteres fotográficos da AFP-ANSA-AP-REUTERS, CNS, Michalineum e Catholic Press Photo.
Para as redes de televisão são 26 os jornalistas, dos quais 16 correspondentes, nove cameraman e um produtor. Do Brasil: Anna Ferreira, da Rede Vida de Televisão, Marcio Campos Dias, da RTV Bandeirantes, Ilse Scamparini da Rede Globo e Patricia Zorzan pela Rede TV. Além disto, jornalistas da ABC News, CBS News, CNN, KTO, NGC News, Rai Tg1, Rai Tg2, Rome Reports,Telepace, Televisa, TV2000 e ZDF.
Os cameramen são da AP-Reuters Pool TV, Eu Pool Tv, KTO, Rome Reports, Telepace, Televisa, TV 2000 AP, Maurizio Della Costanza pela Rede Globo TV e Andre Alves Zorato, pela RTV Bandeirantes.
Os redatores de jornais, agências, periódicos, rádio e sites são 28, da ABC, Avvenire, Clarin, Corriere Della Sera, El Pais, El Mundo, Folha de São Paulo, Il Messaggero, La Stampa, La Repubblica, La Croix, La Razón, La Nación, Le Monde, Le Figaro, O Estado de São Paulo, O Globo e The Wall Street Journal.
11 são os enviados, pelas Agências de notícias AFP, AGI, ANSA, AP, CIC, CNS, EFE, I. MEDIA, ITAR-TASS, News Agency e Reuters.

TEXTO E FOTO: RÁDIO VATICANO