segunda-feira, 8 de julho de 2013

Exposição com obras-primas do Vaticano e de museus italianos

Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia
O Festival da Juventu­de da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 apresenta mais uma novidade: a exposição “A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos”, no Museu Nacional de Belas Artes (Mnba), de 10 de julho a 13 de outubro. A exposição estará aberta de terça a domingo, das 9h às 21h. Aos domingos, a entrada será gratuita.
São mais de cem obras-primas do Museu do Vaticano e de outros museus renomados da Itália, como o do Palá­cio Venezia, da Galeria Borghese e dos museus capitolinos (Roma), o de Capodimonte (Nápo­les), a Galeria Nacional de Marche (Urbino) e a Galeria Palatina (Floren­ça), além da Biblioteca Apostólica Vaticana e da Fábrica de São Pedro.
As exposições são tradicionais durante as jornadas. Além disso, de acordo com a diretora do Mnba, Mônica Xexéo, esta será a mais importante mostra do Vaticano já trazida para o Brasil e América do Sul.
O público pode­rá apreciar obras raras, como a primeira repre­sentação conhecida de Jesus Cristo, dos séculos 3 e 5, “Ressureição” (“Re­surrezione”), de Ticiano, entre várias obras de Le­onardo da Vinci.
O curador da exposi­ção é o professor Giovanni Morello, pesquisador que trabalhou na Biblioteca Vaticana durante 30 anos. “É uma exposição única em razão da amplitude do tema e pela presença de mestres e grandes artistas, o que proporciona um amplo entendimento da singularidade do Renas­cimento e do Barroco, que nasceram e tiveram seu auge em muitos dos dis­tritos italianos”, explicou.

MÓDULOS TEMÁTICOS
Devido à diversidade do acervo, a exposição será dividida em quatro módulos, que ocuparão todo o segundo andar do Mnba. Serão pinturas, esculturas, joias e relí­quias usadas para contar a história da Igreja.
O primeiro módulo será sobre momentos da vida de Cristo, representa­dos por obras de Ticiano e Peter Paul Rubens.
No segundo, a missão e vocação dos apóstolos Pedro e Paulo serão tra­duzidas através das obras de arte da antiga Basílica de São Pedro, conhecida como Basílica de Cons­tantino, no Vaticano.
O terceiro módulo será sobre a Virgem Ma­ria, trazendo diversas artes, como a pintura Ma­donna del Davanzale e Pinturìcchio. E no quarto e último módulo haverá obras e relíquias sobre a vida dos santos, como a dos artistas Guido Reni e Caravaggio.
O Rio de Janeiro, como sede da JMJ, será homenageado através da exposição do relicá­rio, que abriga os restos mortais do crânio de São Sebastião, padroeiro da cidade.

A exposição “A he­rança do sagrado: obras­-primas do Vaticano e de museus italianos” tem o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é uma realização do Pontifício Conselho para os Leigos, do Comitê Or­ganizador Local (COL) da JMJ Rio2013, da Fun­dação João Paulo II para a Juventude, em conjunto com o governo federal, por meio do Instituto Brasileiro de Museus e do Mnba.

Serviço

Data: 10 de julho a 13 de outubro de 2013
Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro – RJ
Horários e dias de funcionamento: das 9h às 21h, de terça a domingo
Não haverá agendamento para grupos. A visitação será por ordem de chegada
Informações: (21) 2219-8474
Domingos: entrada franca

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
FOTO: DIVULGAÇÃO