quinta-feira, 6 de junho de 2013

Símbolos da JMJ marcam presença na celebração de Corpus Christi em São Gonçalo


Mais de 30 mil pessoas par­ticiparam da Solenidade de Cor­pus Christi, no município de São Gonçalo, na quinta-feira, dia 30 de maio. As ruas principais da cidade ganharam um colorido diferente com a confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, considerado um dos maiores do Brasil. Este ano, a festa contou com a presença especial da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que desde o dia 19 de maio peregrinam pela Arquidiocese de Niterói.
Centenas de pessoas passa­ram a madrugada de quarta-fei­ra para quinta-feira, 30 de maio, na confecção dos 241 painéis, que se estendiam por aproxima­damente 1,5 quilômetros e que, este ano, tiveram como tema de inspiração a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Mais de dois mil quilos de serragem, inúme­ros tubos de tinta e toneladas de sal grosso foram utilizados nas artes.
Para motivar ainda mais a criatividade e a participação dos jovens, a Cruz peregrina e o íco­ne de Nossa Senhora passaram parte da noite em frente à pre­feitura da cidade, ponto inicial dos tapetes. “Foi uma emoção muito grande ter os símbolos conosco durante a madrugada; foi uma grande festa para todos nós. A JMJ já começou, mas só agora durante a confecção dos tapetes que eu senti realmente a emoção de vivê-la. Participo há três anos da confecção dos tape­tes, mas este ano foi diferente, foi intenso. Fiquei emocionada ao saber que, além de Jesus, os símbolos da Jornada também passariam pelos nossos tapetes”, afirmou Mariana Fernandes, de 23 anos.
Na manhã de quinta-feira, uma multidão já se concentra­va em frente à Matriz de São Gonçalo para a Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada pelos sacerdotes do município de São Gonçalo.
Após a missa, houve a pro­cissão com o Santíssimo Sacra­mento e com os símbolos da JMJ. Em seguida, houve show com Olívia Ferreira, encerrando a passagem da Cruz e do ícone de Nossa Senhora pelo Vicariato São Gonçalo.
À tarde, os símbolos foram levados para o município de Niterói, onde participaram da celebração de Corpus Christi da cidade. No dia seguinte, eles prosseguiram com a peregri­nação, sendo levados para o Vicariato Oceânico.
ROCÉLIA SANTOS
FOTOS: CARLOS MOIOLI