segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sejam missionários!


Com a igreja lotada de fiéis, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, encerrou a 87ª Semana Eucarística, na manhã do dia 30 de maio, na Igreja de Sant’Ana, Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro. Este ano, o tema da Semana Eucarística foi “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”.
Dom Orani presidiu uma missa, que foi concelebrada pelo bispo auxiliar do Rio Dom Edson de Castro Homem, pelo vigário episciopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares, e pelos sa­cerdotes presentes.
Ao acolher os fiéis, agradeceu a todos os fiéis que participaram da Semana Eucarística: “Louvo a Deus por todos aqueles que, durante esta semana, partici­param dos vários momentos de oração, adoração, celebração e reflexão aqui neste local, pelas várias intenções da arquidiocese, em especial pela Jornada Mundial da Juventude”.
Ao final da missa, Dom Orani caminhou pelo corredor central da igreja, levando o ostensório com o Santíssimo Sacramento, com o qual concedeu a bênção aos fiéis.
Em sua homilia, destacou as­pectos importantes na celebração da Solenidade de Corpus Christi para os tempos atuais: a Eucaristia como sinal de unidade, dentro da diversidade da Igreja, e a missio­nariedade.
“Que o dia de hoje, em que celebramos Corpus Christi, nesse tempo, nesse século, seja para todos nós esse compromisso de podermos ainda mais aprofun­dar a nossa fé, a nossa unidade, a nossa participação dominical na Eucaristia. E, ao mesmo tempo, que isso suscite uma missiona­riedade ainda maior em nossas comunidades, em nosso mundo, para que cada vez mais missio­nários, vivendo uma nova vida, construam um mundo novo, em Cristo Jesus”, afirmou Dom Orani.
ANDRÉIA GRIPP
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA