quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pão da Vida

Arcebispo convidou fiéis a serem “fermento na massa” no encerramento da Procissão de Corpus Christi, no Centro

O Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na tradicional procissão de Corpus Christi, da Igreja da Candelária em direção à Catedral de São Sebastião do Rio, no dia 30 de maio. O evento, que é um dos maiores do calendário religioso da cidade, reuniu mais de 50 mil fiéis e, este ano, de forma especial, foi realizado em preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
Na Candelária, antes da saída da procissão, Dom Orani presidiu o Ofício de Vésperas. As celebrações contaram com a presença de bispos auxiliares e eméritos, padres, religiosos, diáconos, seminaristas, consagrados, fiéis de diversas paró­quias, além de autoridades civis e militares.
A homenagem pública a Cristo Eucarístico, pelas avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile, foi realizada com cânticos e preces. Como de costume, os fiéis corresponderam ao pedido da arquidiocese e doaram milhares de alimentos não perecíveis. O ato solidário busca re­cordar que ao adorar o Pão do Céu é preciso partilhar o pão da Terra.

SINAL DE ESPERANÇA
“Enquanto caminhei com o Santíssimo Sa­cramento vi os diversos nomes das paróquias que estenderam tapetes para Jesus Cristo. É muito bom ver o carinho e empenho de todos, neste ano que é marcante para nós. Na procissão, também escutei as pessoas pedindo, agradecendo e aclamando a Cristo como Senhor. Sei que esse mesmo povo fiel e animado, que tem dado exemplo de perseverança na fé, vai também acolher a Cristo, em cada peregrino”, destacou Dom Orani, no interior da Catedral.
O arcebispo lembrou que o mesmo carinho dedicado a Jesus deve ser dado aos jovens por meio de uma acolhida calorosa. “Tudo fazemos por Jesus Cristo, cuja presença realiza maravilhas no meio de nós. Vamos viver a fé por meio de atitudes concretas de fraternidade e reconciliação. Voltem para suas casas, abracem seus familiares e digam que o Senhor está no meio de nós”, incentivou o arcebispo.
Após falar aos fiéis, o arcebispo concedeu uma bênção com o Santíssimo Sacramento, seguida de missa.
CLÁUDIA BRITO DE ALBUQUERQUE E SÁ
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA