quinta-feira, 20 de junho de 2013

Kairós da juventude

Chamados vocacionais e demonstrações de fé renovaram corações em Duque de Caxias

“Ao tocarem na Cruz, vários jovens se sentiram chamados a uma consa­gração a Deus, tanto para o ministério ordenado quanto para uma vida reli­giosa e de santidade. A peregrinação na Diocese de Caxias foi um tempo de grande bênção para a animação voca­cional, foi momento para dizer ‘sim’ a Deus”, afirmou o seminarista Patrick Brandão, do Seminário Diocesano Santa Maria.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que representam a redenção de Cristo e intercessão de Nossa Senho­ra, emocionaram fiéis em paróquias, hospitais, colégios, casas de recupera­ção de dependentes químicos e pelos diversos lugares por onde passaram, em momentos de festa e de silêncio.
Para sentir a alegria da juventude que renova a Igreja, milhares de fiéis participaram do encerramento dio­cesano no dia 8 de junho. Após a Via­-Sacra encenada, o bispo Dom Tarcísio Nascentes dos Santos presidiu missa, na qual destacou o valor de obedecer a Deus, como Nossa Senhora. O show católico “Digo Sim”, realizado na Pra­ça do Pacificador, foi encerrado pela banda Rosa de Saron. Após animar a fé em Duque de Caxias, os símbolos da JMJ seguiram no dia 9 de junho para a Diocese de Petrópolis.
“Foram momentos de kairós, tempo de graça do Senhor em nossas vidas. Em particular, dois momentos me marca­ram muito: a chegada dos símbolos em São João de Meriti, onde duas senhoras se ajoelharam na passagem dos símbo­los, e no show “Digo Sim”, na homilia do bispo, quando muitos jovens se emocio­naram e foram refeitos pela Palavra de Deus. Nossa Igreja é viva, é a Igreja da juventude”, celebrou Patrick.

CLÁUDIA BRITO DE ALBUQUERQUE E SÁ
FOTO: CARLOS SOARES