sábado, 29 de junho de 2013

Como virão os peregrinos da Jornada?



Um dos carismas da Jorna­da Mundial da Juventude (JMJ) é reunir pessoas oriundas de todos os recantos do mundo, que não medem esforços para participar do evento. Por isso, o cadastramento de aviões e de ônibus que chegarão ao Rio em julho, trazendo peregrinos, cresce consideravelmente, mobilizando empresas e companhias áreas a disponibilizar viagens extras para atender a demanda.
Segundo informações do Setor de Relações Nacionais e Interna­cionais da JMJ Rio2013, é esperada uma quantidade de 1.397 ônibus e 175 aviões, partindo de outras dioceses do Brasil. Em âmbito in­ternacional, a expectativa é de que a cidade-sede receba aproxima­damente 160 aviões e 29 ônibus.
A Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, se destaca por ter um dos maiores grupos brasileiros que virão por terra, com 137 ônibus já confirmados (até o fechamento desta edição). Seguida pela Ar­quidiocese de Salvador, na Bahia, e pela Diocese de Barra do Piraí, em Volta Redonda, com uma es­timativa de 50 ônibus cada uma.

CHEGADA
A previsão dos organizadores é de que os peregrinos que partici­parão da JMJ cheguem à cidade às vésperas do evento, que acontecerá do dia 23 a 28 de julho. Para o dia 20 de julho, a cidade deverá receber cerca de 59% dos participantes, 17% no dia 21 e 24% no dia 22. A 38ª edição da JMJ se prepara para reunir 2,5 milhões de peregrinos.
REGRAS PARA A CIRCULAÇÃO
Os peregrinos virão ao Rio de Janeiro de ônibus fretados, en­tretanto, deverão estar atentos à circulação na cidade. Durante o período de 19 a 30 de julho, os veículos não poderão circular pela cidade. Para serem corretamente etiquetados e encaminhados, é ne­cessário que sejam cadastrados no site da JMJ Rio2013 (http://www. rio2013.com/pt/transportes).
Os ônibus que chegarem du­rante o dia serão encaminhados para as áreas de desembarque dos peregrinos, que terão que utilizar o transporte público para se deslocarem dentro da cidade. Em seguida, os veículos irão para os estacionamentos. Caso os veículos cheguem entre 22h e 5h da manhã, será permitido levar os peregrinos às hospedagens antes de serem encaminhados aos esta­cionamentos.
Não será concedida licença para transporte dos peregrinos em vans, somente em ônibus ou micro-ônibus licenciados, con­forme legislação vigente no Rio de Janeiro.
A hospedagem e a alimenta­ção dos motoristas dos ônibus são de inteira responsabilidade dos contratantes.

IGOR MARQUES E COMUNICAÇÃO DA JMJ RIO2013
FOTO: CARLOS MOIOLI