terça-feira, 18 de junho de 2013

Comitiva de segurança do Vaticano visita o Rio

A segurança do Papa Fran­cisco, da população e dos pe­regrinos durante os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 é uma priorida­de e está sendo planejada com muito empenho pelos poderes públicos e pela Igreja.
“Acredito que não terá ne­nhum problema de segurança, nem com o Papa nem com as pessoas que participarão da Jornada, porque estamos estudando tudo nos míni­mos detalhes, com todas as particularidades”, garantiu o general Domenico Giani, comandante da Gendarmeria (polícia do Vaticano).
A comitiva de segurança do Vaticano esteve no Rio de Ja­neiro de 7 a 11 de junho. Entre diversas atividades, se reuni­ram com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que é presidente do Comitê Organizador Local (COL), e com representantes dos governos federal, estadual e municipal. Também visitaram os locais dos eventos centrais e dos atos protocolares, bem como a residência em que o Papa estará hospedado.
“No que diz respeito à se­gurança, creio que posso dizer que se está fazendo o máximo e que não se vê problema com a segurança”, disse Giani.
De acordo com o coman­dante da polícia do Vaticano, está sendo montado um es­quema tático com a partici­pação das polícias Federal, Civil e Militar, além de uma logística com técnicos de segurança. Estão sendo ana­lisadas, inclusive, as vias de saída de pessoas em Guara­tiba. “Posso dizer que é uma bela área que acolherá muita gente”, destacou.

PROXIMIDADE DO POVO
Domenico Giani explicou ainda que o Santo Padre estará visível e próximo à população, em muitas ocasiões com o uso do papamóvel. Ele destacou que as visitas do Papa ao Hos­pital São Francisco de Assis na Providência de Deus (HSF) e à Comunidade de Varginha, em Manguinhos, terão um significado especial.

“A visita à comunidade será muito importante para a Igreja e para o Papa. Será um momento muito importante para o Santo Padre, de encon­tro com o mundo da pobreza e do sofrimento, porque ele deseja uma Igreja a serviço do povo, uma Igreja pobre a serviço do pobre”, disse.

COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013
COLABORAÇÃO: STEPHANIA FIGUEIREDO
FOTO: GUSTAVO DE OLIVEIRA